Cidades

Aulas de robótica e xadrez serão inseridas na rede municipal de ensino de Macapá

A ação será realizada, a princípio, em três instituições da rede pública.


Um olhar para o futuro foi lançado pela Prefeitura de Macapá em parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap). As duas instituições assinaram na manhã desta terça-feira, 17, o Termo de Cooperação Técnica, quem tem por objetivo promover a implantação de aulas de xadrez e robótica na rede municipal de ensino.

De acordo com o prefeito Clécio Luís, a iniciativa faz parte do plano “Macapá 300 anos” e está inclusa no projeto de educação criativa. “O futuro acontece todos os dias, e todos os dias temos que enfrentar desafios, quebrar barreiras. E se quisermos avançar na educação, temos que inovar, e, nesse contexto, iniciamos essa parceria com o Ifap. A inclusão desse conteúdo ajudará as crianças a ter visão de mundo, elas aprendem na prática onde aplicar conceitos de matemática e física, e como aplicar esses ensinamentos no dia a dia”, destacou.


A prática do xadrez dentro do ambiente escolar auxilia no desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Já a robótica tem como meta promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, raciocínio lógico, entre outros aliados a tecnologia.

Marialva Almeida, reitora do Ifap, parabenizou a iniciativa da gestão municipal e ressaltou sobre a importância de promover parcerias que incentivem o futuro por meio da educação. “A gente planeja o futuro vivendo o presente. Planejar o futuro, para nós do Instituto Federal, é ver a educação como investimento. É muito bom saber que temos um gestor como o prefeito Clécio, que consegue ter essa visão”, mencionou.

A ação será realizada, a princípio, em três instituições da rede pública. São elas: Maria Bernadete – robótica, Maria José dos Santos Ferreira e Celis Coutinho – xadrez. De acordo com a secretária de Educação de Macapá, Sandra Casimiro, o novo conceito de ensino possibilita ao aluno a ter mais autonomia. “É um conceito diferenciado de metodologia que faz o aluno construtor do seu próprio conhecimento”, explicou.

Ana Clara, 11 anos, aluna da Escola Maria Bernadete, disse que as aulas de robótica proporcionam a oportunidade de aprender de forma diferente. “Ter aula de robótica é muito legal, é aprender coisas novas que estão ao nosso redor, aprender como funciona, a gente aprende brincando. Já tivemos aula sobre os conceitos da programação de montagem de robôs, é bem interessante”, contou.

O projeto tem como objetivo capacitar professores da rede municipal de ensino dos anos fundamentais, que serão orientados por técnicos e estagiários do Instituto Federal do Amapá. De acordo com o estagiário Célio Zagalo, a proposta vai além da construção de projetos e programação de robôs, incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, além de promover o diálogo e respeito a diferentes opiniões.


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