Cidades

Aumentam os casos de Dengue em Mazagão. Criadouros se alastram

População sofre com a doença



 

A secretaria municipal de Saúde de Mazagão, distante 32 quilômetros de Macapá, registrou um aumento nos casos de dengue no município. De acordo com o levantamento realizado pelo órgão, 51 casos da doença foram notificados no primeiro mês de 2015. Destes, segundo a prefeitura do município, três foram encaminhados ao Laboratório Central do Amapá (Lacen-AP) para realização de exames.

O secretário municipal de Saúde, Ewerton Coelho, diz que o grande número de criadouros encontrados no lixo doméstico dos moradores é a principal fonte para a infestação da doença. Segundo ele, muitos moradores costumam acumular o lixo no próprio quintal das residências.

“Desde o início do ano esse índice vem crescendo e realizamos o trabalho de prevenção e combate ao foco da doença. Analisamos que a maioria dos criadouros encontra-se no lixo acumulado nos quintais das casas. Com isso, intensificamos essa campanha, especialmente na parte educativa entre os moradores”, explica Coelho.

Ele completa que ainda não há casos suspeitos de febre chikungunya, doença que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, principal transmissor da dengue. Já em relação a malária, de acordo com o levantamento da secretaria, houve redução de casos notificados no município.

O lixo doméstico acumulado nas residências onde foram identificados os criadouros do mosquito transmissor da dengue será recolhido. “A Prefeitura vai realizar o trabalho, mas é preciso também a conscientização dos moradores ajudando a eliminar possíveis criadouros do mosquito”, explica.


Deixe seu comentário


Publicidade