Cidades

Aumento de acidentes de trânsito provoca alta demanda de atendimentos no Hospital de Emergência de Macapá

Número de ocorrências entre 9 e 14 de dezembro sobrecarregou unidade com pacientes à espera de cirurgias


 

O Hospital de Emergência (HE) de Macapá enfrenta um cenário crítico nos últimos dias em razão do aumento expressivo de acidentes de trânsito registrados na capital. Entre os dias 9 e 14 de dezembro de 2025, foram contabilizados 55 acidentes automobilísticos, envolvendo colisões entre carros e motos, além de 9 atropelamentos e 11 casos de politrauma, o que resultou na sobrecarga da unidade.

 

De acordo com o secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Rinaldo Martins, o volume elevado de ocorrências impactou diretamente a capacidade do hospital.

 

“Na última sexta-feira, dia 12, não tínhamos pacientes no corredor do politrauma e da cirurgia. Já neste domingo, dia 14, temos 14 pacientes aguardando cirurgia no corredor, entre cirurgias eletivas e de urgência, além das pessoas internadas na enfermaria da clínica cirúrgica”, explicou.

 

 

Rinaldo Martins ressaltou que a situação é grave e reflete a necessidade de mudanças no trânsito da capital, com reorganização, fortalecimento das ações educativas, mas sobretudo, com a conscientização da própria população.

 

“O Detran já está realizando blitz educativas há vários dias, mas é fundamental que outros órgãos de trânsito também atuem de forma integrada, pois estamos sentindo diretamente esse reflexo no HE”, destacou.

 

O gestor também alertou para a proximidade das festas de fim de ano, período em que o fluxo de veículos aumenta significativamente.

 

De acordo com o médico ortopedista e coordenador do Centro Cirúrgico do HE, Isnard Ferreira, o período atual costuma apresentar redução no número de atendimentos, o que não tem ocorrido em 2025. O impacto da violência no trânsito tem pressionado o setor.

 

 

“Estamos observando um aumento significativo, com média de 30% a 50% nas internações de pacientes vítimas de traumatismos, principalmente por acidentes de trânsito. Isso extrapola nossa capacidade operacional diária e dificulta a acomodação de todos os pacientes em leitos e enfermarias, fazendo com que muitos acabem nos corredores”, pontuou.

 

O médico destacou ainda que fatores como desrespeito às leis de trânsito, embriaguez ao volante e falta de educação no trânsito agravam a situação.

 

“Somente no último fim de semana internamos vários pacientes que sofreram acidentes graves e haviam ingerido bebida alcoólica, tanto em carros quanto em motos. Esses casos acabam aumentando ainda mais o contingente de pacientes dentro do hospital”, relatou.

 

 

Segundo ele, a equipe tem trabalhado de forma intensiva para dar celeridade às cirurgias e atendimentos, especialmente após a grande demanda registrada entre sexta-feira e domingo.

 

O diretor do Hospital de Emergência, Djalma Guedes, informou que até a manhã desta segunda-feira, 15, cerca de 200 pacientes já haviam sido atendidos na unidade. Ele reforçou o apelo à conscientização da população.

 

“Estamos vivendo momentos críticos com o aumento dos acidentes e das internações, o que tem ocasionado a internação de pacientes em corredores. Por isso, pedimos a conscientização dos macapaenses para que redobrem os cuidados no trânsito”, enfatizou.

 

 

Djalma Guedes lembrou ainda que o HE é o único hospital de emergências do estado e concentra todos os atendimentos de alta complexidade. “Estamos fazendo todos os esforços para atender essa grande demanda. A saúde é e sempre foi um compromisso do governador Clécio Luís e é inegociável. Mesmo com o aumento de pacientes, principalmente os cirúrgicos, todos são atendidos e acolhidos pela nossa equipe”, concluiu.

 

Diante do cenário, a direção do HE e a Secretaria de Saúde reforçam o alerta para a responsabilidade no trânsito, especialmente neste período que antecede o Natal e o Ano Novo, a fim de evitar novos acidentes e reduzir a sobrecarga no principal hospital de urgência e emergência do Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade