Avanço da vacinação em Macapá reflete em sintomas leves da Covid-19 na população
60% das pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são de síndromes gripais.

Nas últimas 24h, a Prefeitura de Macapá registrou 643 casos positivos para a doença do coronavírus, foram 4 mil testes realizados. O percentual médio é de 33%, desses 80% são pacientes assintomáticos ou sem agravamento.
Além disso, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 60% das pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são de síndromes gripais.
“A maioria dos casos está relacionada a síndromes respiratórias, já os casos de Covid-19 não apresentam agravamento, resultado do avanço da imunização no município”, explica a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis.
Sobre a procura e lotação em algumas unidades, a subsecretária esclarece que esse aumento foi ocasionado após anúncio do novo fluxo. “As UBSs de urgência e emergência passaram a atender pacientes assintomáticos, com isso, muitas pessoas estão indo para unidade, visto que não precisa passar pela consulta médica. Entendemos essa preocupação, mas ressaltamos que não há necessidade de pânico”, reforça.
Ainda com baixa no agravamento da doença, a Prefeitura segue orientando a vacinação, que é disponibilizada de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, sem intervalo de almoço nas seguintes unidades: Coração, Rosa Moita, Brasil Novo, Pacoval, Perpétuo Socorro, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Padre Raul Matte, Congós, Macapaba, Pedrinhas, Curiaú, Marabaixo, Rubim Aronovitch, Leozildo Fontoura, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pantanal e Fazendinha
O imunizante também está disponível no drive-thru da praça Floriano Peixoto, que funciona das 9h às 15h.
“Pessoas com esquema vacinal completo, em sua maioria, apresentam sintomas leves, possibilitando que exerçam suas atividades diárias, claro, mantendo os cuidados para evitar a proliferação do vírus”, alerta a subsecretária.
Deixe seu comentário
Publicidade
