Cidades

Bairro Marabaixo lidera registro de casos de malária urbana

As ações ocorrem de forma intensificada no bairro, devido ao número de casos confirmados. De janeiro até o último dia 11 deste mês, 55 casos da doença foram registrados.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) executa o terceiro ciclo de borrifação e visita domiciliar para combate e controle da malária no bairro Marabaixo. As atividades, preconizadas pelo Ministério da Saúde nas áreas rurais e urbanas de Macapá, tem a finalidade de controle e prevenção ao mosquito causador da doença.

As ações ocorrem de forma intensificada no bairro, devido ao número de casos confirmados. De janeiro até o último dia 11 deste mês, 55 casos da doença foram registrados. De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Malária, Jailson Ferreira, a confirmação dos casos já era esperada por conta do período sazonal que vivemos. “Em Macapá, a malária é classificada como periurbana, encontrada em áreas de ressaca, assentamentos, que favorecem os criadouros dos vetores. E o Marabaixo é uma dessas áreas endêmicas com área de mata e alagado”, explica.

Mesmo com os casos registrados no Marabaixo, o último levantamento feito pelo Programa de Combate à Malária aponta uma diminuição em 6,5% dos casos confirmados, comparado com o mesmo período de 2017.

“Desenvolvemos ações preventivas em todos os bairros da capital e distritos, justamente para que, quando esse aumento, que é natural do período, acontecer, não tenhamos surto da doença”, finaliza Ferreira.


Deixe seu comentário


Publicidade