Cidades

Balanço aponta que mais de 60 mil novos estudantes ingressam na rede estadual em 2021

Processo aconteceu de forma online e segue para a fase presencial, que é a confirmação do procedimento.


Foto: Arquivo Seed

O letivo de 2021 inicia com 62.558 alunos novos na rede estadual de ensino – 47.367 apenas em Macapá. Os números fazem parte de um balanço concluído pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), na última sexta-feira, 30, após o processo de pré-matrícula para os novos estudantes ou a transferência daqueles que fazem parte da rede.

A renovação da matrícula aconteceu de forma automática para os estudantes que já faziam parte da rede estadual de ensino em 2020, sem a necessidade dos pais ou responsáveis irem até à unidade escolar. Para os novos, é necessário acompanhar o processo e a apresentação de documentos.

O processo de pré-matrícula na rede iniciou em fevereiro deste ano. Nesta segunda-feira, 3, o cronograma passa para uma nova etapa: agora, as escolas passarão a gerenciar as vagas remanescentes, incluindo no mesmo sistema do governo informações sobre matrículas realizadas a partir do mês de maio.

O coordenador de educação básica e profissional da Seed, Ryan Muller, conta que mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, todo o processo foi avaliado de maneira positiva.

“Apesar das dificuldades do momento, do teletrabalho e das matrículas acontecerem por meio do whatsApp e e-mail, as escolas conseguiram se conectar e desenvolver o processo. Então, avaliamos como positiva todo o processo até aqui. Agora, as escolas passam a gerenciar e receber o pai ou responsável que deseja matricular o seu filho presencialmente”, contou o coordenador.

A Seed também fará o gerenciamento da validação de vagas na rede, além de orientar a comunidade escolar e atender a população para tirar dúvidas sobre alguma escola que possua vaga disponível.

“Nosso contato ficou à disposição da comunidade e contribuiu para a inserção do estudante no ano letivo de 2021. Estaremos com uma equipe preparada em atender algum pai ou responsável que queira ainda matricular seu filho na rede”, finalizou Ryan Muller.

Por medida de prevenção à covid-19, as escolas estaduais continuam com o ensino remoto.

Veja a distribuição de estudantes novos por municípios:

Município  Total
MACAPÁ 47.367
SANTANA 9.648
MAZAGÃO 1.699
LARANJAL DO JARI 1.209
AMAPÁ 652
PORTO GRANDE 528
ITAUBAL 484
TARTARUGALZINHO 339
PRACUÚBA 317
SERRA DO NAVIO  186
OIAPOQUE  129
TOTAL 62.558

Deixe seu comentário


Publicidade