Cidades

Banco de Leite Humano faz campanha para ter adesão de mais doadoras

Serviço costuma ter redução nas férias de julho.


Douglas Lima
Da Redação

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia, Darcineide Dias, informou no começo da noite desta segunda-feira, 22, no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9), apresentado por Ana Girlene, que o serviço realiza campanha para atrair doadoras durante as férias escolares do mês em curso, quando há queda no número de doações.

Darcineide observou que é normal a queda nas doações, em julho, já que muitas doadoras aproveitam o período para viajar com a família. Segundo ela, a diminuição já chega a 40%, o que prejudica o fornecimento de leite aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até março, o número de doadoras do BLH chegava a 90, atualmente são 75.

A necessidade do produto é diária, especialmente, para os prematuros de baixo peso internados em UTI neonatal. Além do Hospital Mãe Luzia, o Banco de Leite atende a outras unidades neonatais, incluindo de hospitais particulares.


O leite materno deve ser o primeiro e único alimento do recém nascido até o sexto mês de vida. Além de conter vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas, possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não são encontradas nas fórmulas substitutas e que previnem contra doenças e infecções.

Para se tornar uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a voluntária tem de  ir até ao Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, ou entrar em contato pelos  telefones (96) 32258732 e (96) 98115-9018, que também é whatsApp, ou pelo e-mail bancodeleite.ap@gmail.com, que os servidores irão até ela.

A doadora precisa ter em mãos o cartão de pré-natal e, caso seja necessário, serão refeitos no próprio local os testes rápidos para comprovar a saúde da voluntária. Caso seja aprovada, um cadastro será feito e ela receberá orientações sobre a assepsia da mama e os cuidados com o armazenamento do leite. A doadora pode entregar os recipientes com o leite no próprio Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o leite na residência.

O Hospital Estadual de Santana (HES) possui um posto de coleta que funciona das 7h às 18h. As doadoras podem entrar em contato para receber orientações através da equipe de captação.

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade