Banda do Bombeiro Militar Mirim Músico é exemplo de cidadania e inclusão social
Atualmente com cerca de 40 integrantes, a banda mirim integra disciplina militar, música e cidadania para garantir a inclusão social de crianças e adolescentes a partir dos 10 anos de idade.

Em entrevista exclusiva concedida neste sábado ao repórter Jair Zemberg do jornal Diário do Amapá a capitã CBM Ana Lobato, secretária de Comunicação Social e Relações Públicas (Secom) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) falou sobre o projeto social Banda do Bombeiro Militar Mirim Músico, um dos vários projetos sociais desenvolvidos pela corporação no estado. Segundo ela, atualmente com cerca de 40 integrantes, a banda mirim integra disciplina militar, música e cidadania para garantir a inclusão social de crianças e adolescentes a partir dos 10 anos de idade.
“A banda do Bombeiro Mirim Músico nasceu dentro da Banda de Música do CBM, que é coordenada pelo tenente Palheta, que também é músico, e coordenada pela Secom. É com muita gratificação que a gente vê um projeto como esse, bem recente, que começou em 2015, veio transformar radicalmente a vida desses jovens e adolescentes, cuja inicial é de 10 anos, mas não tem limite. Eles entram no projeto através da flauta doce e durante o ano escolhe bateria, saxofone, clarinete ou outros instrumentos. Além da parte musical tem a disciplina militar, executam a ordem unida, isto é, entram em forma, prestam continência e tudo isso soma para formar o caráter das crianças e adolescentes e com cidadania, disciplina militar e musicar promover a inclusão social”, explicou.
Os resultados, segundo a capitã Ana Lobato, são muito positivos: “Na formatura do ano passado tivemos depoimentos de pais que realmente sentiram uma grande diferença dentro de casa, pois as crianças e os jovens ficaram mais calmos e passaram a ter melhor aproveitamento na escola. Sem nenhuma dúvida a disciplina militar aliada à música acaba contribuindo para essa mudança comportamental. E o importante é que os pais acompanham a evolução dos seus filhos, assistem aos ensaios gerais que ocorrem aos sábados e as apresentações externas, com todo o suporte sendo dado pela corporação, não apenas com transporte, como também com a presença física de militares, garantindo toda a segurança necessária”.
A evolução do aprendizado na área musical também é destacada pela militar: “Salta aos olhos também a evolução técnica dos bombeiros mirins na área da música. Quem acompanhou os desfiles cívicos de 7 e 13 de setembro teve a oportunidade de ver a apresentação da banda de música oficial da corporação integrada pelos bombeiros músicos mirins, que se apresentaram conjuntamente, o que comprova o elevado nível técnicos que eles atingem em pouco tempo”.
https://www.youtube.com/watch?v=OBGkXi9kIRA&feature=youtu.be
Deixe seu comentário
Publicidade



