Barreiras de fiscalização tentam controlar fluxo de veículos e isolamento social na capital
Órgãos de segurança e fiscalização também estão atuando nos supermercados de Macapá para garantir o cumprimento do decreto estadual.

Railana Pantoja
Da Redação
Na tentativa de controlar a disseminação do novo coronavírus e estimular o isolamento social, o Governo do Amapá inicia de forma intensiva nesta sexta-feira (8) uma Operação com barreiras policiais e sanitárias em vários pontos da capital. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (7), o município de Macapá concentra os maiores índices da Covid-19, com registro de 1559 casos confirmados e 38 óbitos.
“Nós estamos percebendo aqui exatamente o que se expressa nos números: temos uma fila quilométrica de veículos, com pessoas muitas vezes sem máscara. Todo o ‘arcabouço jurídico’ pra entender que as pessoas precisam ficar em casa e que o direito de ir e vir não se sobrepõe ao direito à vida, estão estabelecidos constitucionalmente. Do ponto de vista epidemiológico, ou nós intensificamos o isolamento social, ou nós infelizmente não vamos controlar, como já está, de maneira muito espalhada pela cidade”, disse Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS/AP.
Diversos órgãos federais, estaduais e municipais participam das ações de fiscalização no trânsito e nos supermercados. Durante a abordagem dos veículos, também é verificada a temperatura das pessoas e a realização de questionário para saber o destino e qual a necessidade da saída.
De acordo com o Governo estadual, o índice de isolamento social caiu para 46%, justificando o aumento significativo do número de casos confirmados no Amapá nos últimos dias.
Deixe seu comentário
Publicidade
