Beneficiados com saída temporária nas festas de fim de ano vão usar tornozeleiras eletrônicas
No total, 1.300 equipamentos foram adquiridos pelo IAPEN; metade será destinada aos detentos do regime semiaberto e o restante para monitoramento dos beneficiados com liberdade restrita nas audiências de custódia.

O coordenador de Planejamento do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) Sérgio Gomes afirmou na manhã desta terça-feira (04) no programa LuizMeloEntrevista (90,9) que do total de 1.300 tornozeleiras adquiridas por meio de licitação pelo governo do Amapá (GEA), 650 serão utilizadas para monitorar os beneficiados com saída temporária nas festas de fim de ano. A outra metade, segundo ele, será destinada às audiências de custódia na aplicação de medidas cautelares aos que praticarem crimes de menor potencial ofensivo.
O treinamento para 11 agentes que vão operacionalizar o sistema começou nesta terça-feira no Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), em Macapá, e prossegue até sexta (07). A capacitação está sendo ministrada pela empresa UE Brasil Tecnologia Ltda, que venceu a licitação, realizada em agosto deste ano.
Segundo Sérgio Gomes, provisoriamente a Central de Monitoramento funcionará em um prédio alugado. “O sistema de monitoramento vai funcionar em caráter provisório na Avenida Euclides da Cunha, próximo ao Fórum Central de Macapá; mas já temos recursos disponíveis para a construção da central definitiva, cuja obra será iniciada logo após a conclusão do processo de licitação”, afirmou.
Entrevistado pelo repórter Rodrigo Silva, o responsável pela capacitação, Régio Sousa, disse que durante o treinamento os agentes receberão informações básicas sobre software, hardware e operacionalização das tornozeleiras. “Os servidores aprenderão a instalar e desinstalar os equipamentos e fazer o monitoramento, além de receberem noções de gestão, legislação, atividades de serviços sociais e prática sobre os equipamentos”, detalhou.
Vídeo
Deixe seu comentário
Publicidade




