Cidades

Biblioteca do Tjap disponibiliza mais de 21 mil obras para pes

Não se restringe a livros jurídicos, e se expande cada vez mais para as áreas de contabilidade e administração



 

A Biblioteca Juiz Francisco Souza Oliveira possui aproximadamente 21.271 obras, entre livros, periódicos, cd, dvd, diários e jornais. O espaço oferece um atendimento que valoriza a prática da leitura e propicia o conhecimento sobre a Justiça brasileira.

O acervo da Biblioteca constantemente é atualizado para oferecer um melhor conteúdo da legislação brasileira. Além dos livros jurídicos, o acervo da Biblioteca cada vez mais é expandido para as áreas de contabilidade e administração. Existem também obras de autores brasileiros, poesias, romances, história, geografia e de escritores amapaenses. O número de consultas e pesquisas subiu de 10.638 em 2013 para 12.689 em 2014, apresentando uma taxa de crescimento de consultas de 19.28%.

No atendimento ao usuário, a média do ano passado chegou a aproximadamente 45 atendimentos ao dia e 1.057 ao mês. Os assuntos mais procurados foram Direito Civil e Penal, sendo que os assuntos diversos tiveram 4.931 de consultas no ano.

A Diretora da Biblioteca, Simone Leite de Menezes Sarmento, ressalta que o acervo é especializado em Direito, mas também possui algumas obras de outros ramos do conhecimento, para satisfazer as necessidades de todos os usuários.

“A Biblioteca é vital para o Tribunal de Justiça. Aqui é o centro de informação. É onde você tira a dúvida sobre legislação. Você busca na Biblioteca os conteúdos que estão nos livros, nas revistas, para respaldar a sua decisão, seu relatório, seu parecer. Uma Biblioteca em uma instituição é a base de tudo”, garantiu a servidora.

O advogado Alessandro da Silva Picanço, servidor da Caixa Econômica Federal, que estuda para sua pós-graduação em Direito Penal, explica a importância da Biblioteca para ele e para toda a comunidade amapaense.

“A gente vive a época do esforço, e o Tribunal de Justiça com o uso da Biblioteca permite a todo o cidadão que queira evoluir, crescer na vida e se formar, atingir seus objetivos através do esforço. Eu conheço a Biblioteca do Tribunal desde quando entrei na Universidade Federal em 1999, e desde essa época eu freqüento o espaço”.

Localizada no prédio do Palácio da Justiça, a Biblioteca funciona de 2ª a 6ª, das 07h30 às 17h30. O espaço atende magistrados, servidores, estagiários, bolsistas e a comunidade em geral. Tem também uma sala de leitura e computadores para consultas online.


Deixe seu comentário


Publicidade