Cidades

Blitz começa a fiscalizar inadimplência de veículos no Amapá

Veículos com o imposto em atraso são recolhidos ao pátio do Detran


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou a fiscalização nos veículos que circulam em todo o Estado. O intuito é verificar se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está devidamente regularizado.

Constatada a inadimplência, os veículos são recolhidos para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito. A liberação só será autorizada após a quitação do IPVA e a multa é de R$ 191. “A licença dos veículos será solicitada em abordagens na blitz e se for constatado irregularidades o veículo será levado ao pátio do órgão”, explicou Inácio Maciel, diretor-presidente do Detran.

Inácio Maciel alerta que o recolhimento do veículo é á imediato. “Para não causar transtornos e dor de cabeça, aqueles motoristas que ainda não fizeram a quitação do imposto devem ir ao departamento se regularizar”, aconselha.

As barreiras são organizadas pelas equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Policiamento da Rodoviária Estadual (BPRE), eles atuam nos períodos da manhã, tarde e noite. “Os órgãos de segurança que vão dar apoio para o Detran estarão nas ruas em fiscalizações cotidianas, verificando veículos com placas de zero a nove”, pontua o diretor.

De acordo com estimativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Estado do Amapá deve arrecadar R$ 56 milhões, em 2015, com o IPVA. A frota que circula em todo Estado é de 150 mil veículos, entre carros e motos.

Estão isentos de pagar o imposto os veículos acima de dez anos de vida útil e os de órgãos públicos. Também contam com isenção os veículos de propriedade de deficientes físicos, deficientes visuais e intelectuais e autistas, sendo este benefício estendido aos seus representantes legais concedido por lei estadual, regulamentada em abril pelo governador Waldez Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade