Cidades

Blitz educativa chama atenção para doação de sangue no período do carnaval

Durante o período de carnaval doações caem até 30%, tipos sanguíneos mais necessários são O+ e O-.


O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) realizou nesta quinta-feira, 20, uma blitz educativa para chamar a atenção de motoristas e pedestres para doação de sangue no período de carnaval.

Durante o Carnaval a queda das doações chega a 30%, entretanto a necessidade das bolsas nas unidades continua. A coordenadora do setor de captação de doadores do Hemoap, Marcela Vales explica que fatores como viagens e consumo de bebida alcoólica são as principais causas das quedas nas doações.

“Estamos desde o inicio da semana com ações tentando chamar atenção para a conscientização nesse período. Esperamos que a população atenda ao chamado e venha ao hemocentro”, disse.

O Hemoap irá funcionar normalmente nesta sexta-feira, 21, retornando as atividades apenas na quarta-feira, 26.

O estudante universitário Alan Victor Brazão, 18 anos, foi um dos abordados durante a blitz, para ele a ação é importante para sensibilizar a doação de sangue.

“Sempre quis ser doador de sangue e aqui me informaram o que era necessário, pretendo voltar ao Hemoap para concretizar isso. Achei a campanha excelente, a doação de sangue ajuda a salvar muitas vidas”, ressaltou o estudante.

 

Como ser doador de sangue

Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 60 anos – menores de 18 anos somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 anos, se já forem doadores assíduos.

O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que a deixa inapta, temporariamente.

Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois a bolsa de 450ml doada, passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.

O horário para as doações no Hemoap é de 7h30 as 12h. O instituto fica localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Central, em Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade