Cidades

Bombeiros aperfeiçoam técnicas de resgate e salvamento veicular

Competição faz parte dos trabalhos de atualização do conhecimento e aperfeiçoamento técnico dos bombeiros militares


O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) promoveu na sexta-feira, 12, o II Desafio de Salvamento Veicular do Estado. A competição envolveu quatro equipes compostas por militares do primeiro e segundo grupamentos da capital. A equipe vencedora representará o Amapá no Desafio Nacional de Resgate Veicular, a ocorrer em julho deste ano.

O comandante do CBM-AP, coronel Wagner Coelho, enfatizou que a competição faz parte dos trabalhos de atualização do conhecimento e aperfeiçoamento técnico dos bombeiros militares. “A preparação da corporação deve ser contínua, e competições como esta são fundamentais para exercitar a destreza na hora do atendimento às ocorrências”, acrescentou Coelho.

As equipes participantes foram formadas por bombeiros militares exercendo as seguintes funções: comandante, técnicos, socorristas, motorista e suplente. Eles só tiveram conhecimento do cenário e estado das vítimas no momento de atuação, para tornar a competição ainda mais fiel ao que eles se deparam durante o ofício da profissão, nas ocorrências de acidente de trânsito. O coordenador do desafio estadual e membro da Comissão Nacional de Salvamento Veicular, capitão Félix Miranda, pontuou que “quanto mais entrosados e treinados os militares, é quase zero a probabilidade de um atendimento à ocorrência deste tipo ser mal sucedida”.

A atuação das equipes durante o desafio foi acompanhada por avaliadores especialistas neste tipo de salvamento, dentre eles, oficiais dos estados do Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Foram avaliados critérios como: segurança nas operações, gerenciamento dos riscos no local do acidente, técnicas de abertura de acesso ao veículo envolvido no acidente, além de outros aspectos de extrema importância relacionados à preservação da vida das vítimas.

Para um dos avaliadores, o tenente-coronel Eduardo Neto, do Estado do Pará, os bombeiros militares do Amapá demonstraram alto nível de atuação na competição. “Sem dúvidas é uma das melhores corporações do Norte do Brasil e também se equipara ao potencial técnico e operacional das corporações de outras regiões do país. Foi um evento belíssimo”, avaliou.

Um dos militares que irá representar o Amapá na etapa nacional, que ocorrerá no mês de julho, em Curitiba-PR, é o tenente bombeiro militar Paulo Roberto Worrel, escolhido como melhor comandante da competição. Ele falou da experiência e expectativas para o próximo desafio.

“Agradecemos por esse momento de muito aprendizado. O evento estadual correspondeu às nossas expectativas, por ter um alto nível de militares e de técnicas executadas, tendo em vista a realidade que enfrentamos nas ruas”, ressaltou, acrescentando que as expectativas são as melhores para a competição nacional, onde o nível de preparação de outras equipes também é bastante alto. “Estamos capacitados, treinados, e continuaremos dando o nosso melhor para uma belíssima participação na nacional e, claro, na prestação de serviços aos amapaenses”, declarou Worrel.


Deixe seu comentário


Publicidade