Bombeiros fazem campanha para arrecadar equipamentos de proteção individual
Uma campanha coordenada pela Defesa Civil do Amapá busca doações de gorro, máscara, óculos, luva, avental e bota.

Cleber Barbosa
Da Redação
O coronel BM Pedro Omar, Oficial da Saúde da Defesa Civil do Amapá, falou ao programa Café com Notícia (Diário FM 90,9) sobre uma campanha de arrecadação de equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs. Existem dois postos de coleta em Macapá, no quartel do Comando Geral e outra em Santana, no Comando local. Além dos apetrechos de proteção, a campanha também visa arrecadar produtos de limpeza.
Logo na abertura da campanha, uma única empresa fez a primeira doação oficial, um laboratório fez a entrega de 7 mi pares de luvas. “Ficamos felizes por essa empresa ter dado o start e certamente muitas outras doações virão”, disse o militar.
Ele explicou que os equipamentos de proteção individual incluem gorro, máscara, óculos, luva, avental e bota. “O que está mais difícil de encontrar não só no mercado nacional, mas mundial, são as máscaras adequadas, identificadas pelo código M-95, ou a PFF2, esta última disponível e lojas de material de construção”, detalha o oficial bombeiro.
Vidas
O militar, que também é médico, disse que a falta desses insumos de proteção não é exclusiva de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento como o Brasil. Segundo ele, até mesmo países ricos e desenvolvidos padecem da falta desses equipamentos. “Nenhum país ou nenhum sistema de saúde estava preparado para isso, então a nossa luta hoje nessa guerra contra um inimigo invisível e tão perigoso é para tentar mitigar, minimizar os efeitos disso limitando a ação deletéria, ou seja, a perda de vidas é a nossa prioridade”, completou o militar.
Deixe seu comentário
Publicidade
