Cidades

Bombeiros vistoriam grupamentos para combater o Aedes

Lixo, vasos de planta, baldes e tudo o que possa acumular água parada e ser ambiente propício para que o vetor fêmea deposite suas larvas, foram alvo da força-tarefa.


Nesta sexta-feira, 27, foi realizado o “Dia D nos Quartéis” em Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, municípios onde há grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP). Nesta ação, os bombeiros militares executaram vistorias internas e externas em seus quartéis, para prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus.

Lixo, vasos de planta, baldes e tudo o que possa acumular água parada e ser ambiente propício para que o vetor fêmea deposite suas larvas, foram alvo da força-tarefa. Somente no Comando Geral do CBMAP – onde também está localizado o 1º Grupamento da capital – executaram a ação cerca de 50 bombeiros militares.

O major Pelsondré Martins, chefe de operações da Cedec, falou da importância deste trabalho que é contínuo na corporação, mas que durante esta semana foi intensificado.

“No início da semana, cerca de 30 aspirantes foram capacitados sobre prevenção e combate ao mosquito, para serem disseminadores dessas informações em seus grupamentos. Nesse dia D, a gente saiu da teoria e intensificou a parte prática, recolhendo possíveis criadouros e eliminando focos, garantindo que nossos quartéis permaneçam limpos e sem oferecer perigo neste sentido”, pontuou.

A ação fez parte da extensa programação realizada pelo Corpo de Bombeiros e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), alusiva à Semana Nacional de Mobilização do Setor Saúde, Educação e Assistência Social de Combate ao Aedes aegypti, campanha do governo federal a qual o governo do Estado aderiu, iniciada no dia 23 de outubro e que se encerra nesta sexta-feira.


Deixe seu comentário


Publicidade