Brasil se livra da rota de queda da nave russa Progress; Amapá estaria na rota
Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta”, informou a agência espacial russa Roskosmos

O Brasil está fora da rota de queda da nave cargueiro russa Progress M-27M. A janela de queda começou às 20h36 e termina às 0h36 desta sexta-feira. A previsão do local de queda foi calculado com base na observação das órbitas mais recentes. As linhas amarelas mostrar os locais onde ela pode cair. No momento a nave, que pesa 7,2 toneladas, está a cerca de 120 km/h.
A nave ficou vísivel em diversas partes do Brasil na quarta-feira. Ainda hoje, a nave teria sido filmada cruzando o céu da Argentina. “O cargueiro se desintegrará na íntegra ao atravessar as camadas da atmosfera da Terra. Apenas alguns pequenos fragmentos chegarão à superfície do planeta”, informou a agência espacial russa Roskosmos.
Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material e mantimentos deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis.
A agência russa ainda tentou fazer uma manobra para o pouso seguro da nave, o que não foi possível. A perda da nave de carga vai custar cerca de 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses. Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho.
Além do material, a Progress também transporta uma réplica da bandeira soviética que o Exército Vermelho hasteou em 1945, em Berlim. Ela seria utilizada pelos astronautas russos da ISS para celebrar o 9 de maio, data que marca a vitória aliada contra os nazistas na 2ª Guerra Mundial.
Amapá
Dias atrás, uma postagem (vídeo) de autoria da Aquaponia Amazônia, anunciava como uma nave russa de meia tonelada poderia cair no Amapá na madrugada de sexta para sábado, 9 para 10 de maio. No vídeo, com duração de quatro minutos, o narrador, também responsável pelo mapa, diz que a nave russa passaria por Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá, onde iria cair.
Deixe seu comentário
Publicidade
