Cidades

Cacique Palikur aponta motivo de manifestação indígena na BR-156

Indígenas estão insatisfeitos com renomeação do nativo karipuna doutor Alceu para chefia do Dsei


 

O cacique da etnia Palikur, Gilberto, veio a Macapá, nessa quarta-feira, 3, apenas para explicar o motivo de alguns indígenas estarem fazendo protesto no km 18 da BR-156, na entrada para a Aldeia do Manga. Eles chegaram a impedir o tráfego da rodovia, montando barricadas.

 

Gilberto fez questão de esclarecer que o movimento não envolve os 11 povos que vivem nos municípios de Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, além do Parque Montanhas do Tumucumaque, mas apenas duas comunidades, a própria Aldeia do Manga e outra próxima, na mesma área.

 

Segundo o cacique, a manifestação é decorrência da insatisfação dos indígenas com a exoneração do karipuna doutor Alceu para ficar à frente do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Amapá e Norte do Pará. Gilberto esclareceu que “esse irmão” de fato é doutor, mas que para o cargo não é aceito “nem mesmo pelo seu povo”.

 

O cacique palikur explicou que a chefia do Dsei tem que sair do consenso de todas as 11 etnias, e que a escolha de Alceu causou ainda mais insatisfação porque quatro nomes foram enviados a Brasília como sugestão para nomeação, mas nenhum apareceu. Ele finalizou dizendo que a situação parece estar sendo encaminhada para possível nomeação, no Dsei, de uma mulher indígena.

 


Deixe seu comentário


Publicidade