Cidades

Caesa finaliza manutenção e regulariza fornecimento de água

Pane no sistema elétrico da Estação do Trem deixou vários bairros de Macapá sem o produto



 

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) realizou nessa sexta-feira, 20, o desligamento do sistema elétrico da Estação Central de Tratamento de Água. A paralisação do sistema ocorreu para uma manutenção corretiva e preventiva das instalações elétricas, cabine de medição e subestação abaixadora da Estação, localizada no bairro do Trem, em Macapá.

A falta de investimentos para manutenções preventivas ao longo dos últimos quatro anos é um dos principais fatores para os problemas que vem ocasionando as paralisações dos sistemas de abastecimento de água da Companhia em Macapá e nos demais municípios do Estado.

À reportagem do Diário do Amapá na manhã de sexta-feira, 21, a diretora presidente da Casa, Patrícia Brito (foto), explicou que na madrugada da quinta-feira houve interrupção de energia elétrica no sistema da Caesa decorrente de curto-circuito na cabine primária de medição, sendo que, posteriormente, foi detectado problema na rede de alta tensão interna da Estação e vazamento de óleo em um dos dois transformadores de 750kVA, o qual foi isolado para restabelecer parte do sistema, reduzindo-se, assim, pela metade a capacidade de distribuição de água.

“Desde a madrugada da quinta-feira, após identificar o problema, a equipe operacional da Caesa analisou as condições da cabine de medição e da subestação abaixadora, e logo foi detectada a necessidade de manutenção imediata das instalações elétricas. Então, no mesmo dia, nós demos início aos trabalhos para resolver a pendência e evitar os riscos ainda piores.

Na sexta-feira, 20, das 5h às 17h, todo o sistema da Estação de Tratamento foi desligado para continuação da manutenção corretiva, inclusive com remanejamento da carga do transformador danificado para o transformador reserva, e também preventiva, para evitar problemas futuros. “A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) avaliou as condições de funcionamento dos transformadores e fez a retirada do transformador com vazamento de óleo para manutenção. Em seguida, a carga foi transferida para o transformador reserva que passou a operar em paralelo ao outro transformador não danificado”, relatou Patrícia.

A CEA religou o sistema elétrico da Estação de Tratamento às 17h da sexta-feira e a ETA voltou ao funcionamento normal. Em torno de 18h30, os bairros próximos à Estação foram os primeiros a receber novamente o abastecimento de água, já os bairros mais afastados, como Zona Norte, tiveram o retomou do abastecimento algumas horas depois.


Deixe seu comentário


Publicidade