Cidades

Cai procura à vacinação contra HPV, revela Mauro Secco

Médico lamenta ocorrência, alertando que vírus na mulher provoca câncer do colo uterino, e nos homens, na garganta, pênis e canal anal.


 

Douglas Lima
Editor

 

O ginecologista e mastologista Mauro Secco revelou no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9) desta segunda-feira, 11, que caiu no Brasil a procura pela vacina do HPV.

 

O especialista mostrou que, no ano de 2019, 87% das meninas de 9 a 14 anos do país tinham tomado as duas doses da vacina contra HPV; em 2022, o índice baixou para 75%.

“Agora, a vacinação deve ter caído mais”, projetou o médico, vendo que isso é uma pena, pois o câncer do colo uterino, uma das doenças causadas pelo vírus, é a que mais acomete as mulheres no norte do Brasil, e a terceira em nível nacional.

 

Mauro Secco alertou que os meninos de 9 a 14 anos também devem tomar o antídoto, pelo fato de eles serem passíveis de contrair câncer de pênis, do canal anal e garganta.

 

A vacina contra o vírus HPV, informou o médico, é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde a meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade. Para as pessoas a partir dos 15 anos o imunizante só tem na rede privada.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade