Cidades

Campanha de combate às drogas é levada para dentro de escolas

O projeto tem a intenção de prevenir e combater o uso de drogas por estudantes, tanto dentro quanto fora da escola.


Estudantes da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares aprenderam mais sobre prevenir e combater o uso de drogas durante a apresentação da campanha “Todos Contra as Drogas” que é uma iniciativa da Associação Jovens em Quadra, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.

Vídeos informativos e impactantes, relatos de ex-usuários e uma demonstração do procedimento do Canil do Bope para busca de entorpecentes foi o suficiente para atrair a atenção dos jovens para o tema. Wanne Amaral, 15 anos, ficou satisfeita com o conteúdo apresentado e falou da importância a discussão sobre o assunto.
“É completamente necessário esse debate dentro da escola. Hoje, temos a internet e as redes sociais que incentivam bastante os jovens ao uso de drogas, por isso, devemos sempre estar preparados com a informação”, afirmou a adolescente.

O panorama sobre o uso de drogas ilícitas no Brasil vem se agravando. O registro dessas substâncias saltou de 0,8% para 7,3% na última década, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017.

Para o secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, a prevenção é a melhor forma de combate. “Trouxemos o tema para dentro da escola na intenção de impactar. O choque de realidade faz com que os jovens reflitam sobre o uso de drogas, que é o grande atraso na vida de muitas famílias”, reforçou o gestor.

A apresentação do cão Timothy foi a sensação no evento. A demonstração foi para os estudantes entenderem como funciona o procedimento de uma operação de busca por drogas. O tenente Lino Medeiros, responsável pelo Canil do Bope, ressalta que o trabalho é intenso em difundir a informação.

“Nós, do Bope, estamos interessados em difundir todas as informações sobre drogas. Assim, a comunidade, através dos jovens e dos pais e responsáveis, pode nos ajudar a combater o tráfico. Vamos percorrer todas as escolas do cronograma, para que, de forma didática, os alunos possam compreender melhor o trabalho da Polícia Militar e os riscos do uso de drogas”, informou o militar.

O diretor da E. E. Alexandre Vaz Tavares, Ivan Serrão, falou sobre o trabalho de acompanhamento dos adolescentes e das famílias. “Antes do projeto ter início, chamamos os pais e responsáveis para informar sobre a metodologia. A aceitação foi boa, estamos quebrando esse tabu de não falar sobre esses temas polêmicos. Vamos dar continuidade com os debates para manter os jovens sempre informados”, concluiu o diretor.

A Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto, no bairro Parque dos Buritis, zona norte de Macapá, foi a primeira a receber o projeto na manhã desta segunda-feira. A campanha percorrerá 15 escolas das cidades de Macapá, Santana e Mazagão. As ações acontecem até o dia 3 de abril. Ao final, haverá um evento com a participação de várias escolas no Teatro das Bacabeiras, para celebrar esta primeira etapa.


Deixe seu comentário


Publicidade