Cidades

Campanha quer reforçar estoque do Banco de Leite Humano

Queda já chegou a 40%, o que prejudica o fornecimento de leite aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) está realizando uma campanha para atrair doadoras durante as férias escolares do mês de julho, quando há queda no número de doações.

A diminuição neste período já chegou a 40%, o que prejudica o fornecimento de leite aos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Para se ter uma ideia, até março, o número de doadoras do BLH chegava a 90, atualmente, são 75.

A necessidade do produto é diária, especialmente, para os prematuros de baixo peso internados em UTI neonatal. Além do HMML, o Banco de Leite atende a outras unidades neonatais, incluindo de hospitais particulares.

A coordenadora do BLH, Darcineide Dias, disse que é normal a queda nas doações, já que muitas doadoras aproveitam o período para viajar.

“Os nossos postos de coleta estão com uma grande carência, e, nem sempre, podemos atender aos pedidos. Contamos com as doadoras externas, que doam de casa, são as que mais abastecem os estoques, uma vez que as pacientes internadas dão conta de fornecer o leite apenas para os filhos”, falou.

O leite materno deve ser o primeiro e único alimento do recém-nascido até o sexto mês de vida. Além de conter vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas, possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não são encontradas nas fórmulas substitutas e que previnem contra doenças e infecções.

Doações
Para se tornar uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, basta a voluntária ir até o Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, ou entrar em contato através dos números (96) 32258732 e (96) 98115-9018, que também é WhatsApp, ou pelo e-mail bancodeleite.ap@gmail.com, que os servidores irão até ela.


Deixe seu comentário


Publicidade