Campanha reforça alerta para cuidados contra a hanseníase
Técnicos do CRDT deram orientações e distribuíram materiais informativos à comunidade

O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) montou uma programação especial para o Dia Estadual de Combate a Hanseníase, no próximo dia 11. Como reforço das estratégias de enfrentamento à doença, nesta segunda-feira, 6, na Praça da Bandeira, técnicos do centro deram orientações distribuíram materiais informativos à comunidade, sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento.
De acordo com a diretora do CRDT, Inês Celeste, o objetivo da campanha é reduzir o número da doença, detectar precocemente novos casos e tratá-los de forma ativa. “A identificação do diagnóstico precoce ajuda a reduzir, principalmente, possíveis sequelas que a hanseníase provoca e o tratamento se torna mais eficaz, por isso a importância de mobilizar a população com orientações e distribuição de material”, explicou.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e de desenvolvimento lento. Os sintomas iniciam com lesões, que ainda são pouco valorizadas pelos pacientes, o que pode desencadear incapacidades e deformidades se a pessoa não for tratada a tempo. Só em 2016, o CRDT registrou 93 novos casos.
A estudante Clara Peres foi uma das que recebeu orientação dos profissionais e que não tinha nenhum conhecimento sobre a doença, mas que agora ficará mais atenta e alertará também a sua família. “Sei da existência da doença, mas não tinha noção dos males que ela causa à saúde. Agora, terei mais cuidado e também irei transmitir a mensagem para aqueles que também não sabem sobre a hanseníase”.
Deixe seu comentário
Publicidade
