Cidades

Canal transborda na Zona Sul de Macapá e moradores bloqueiam r

Moradores colocaram pneus em trecho alagado no Bairro Nova Esperança



 

As fortes chuvas, combinadas com a maré alta que atinge Macapá desde a madrugada desta sexta-feira, 20, causou o transbordamento de canais pela cidade, entre eles o do bairro Nova Esperança, na Zona Sul, onde a capacidade de escoamento não suportou o grande volume de água. Como forma de protestar e alertar motoristas, os moradores da Avenida Pedro Oliveira Gomes, bloquearam a via parcialmente com pneus.

O nível do canal elevou desde às primeiras horas da manhã e alagou casas e estabelecimentos comerciais próximos, como o salão do cabeleireiro Edivaldo Santos, de 41 anos. Ele conta que não teve prejuízos materiais, apenas a perda dos clientes do dia.

“O canal fica cheio e sempre causa esses alagamentos. A água entrou aqui, mas não molhou nenhum equipamento”, disse.

Mesmo com o nível elevado na área, alguns veículos e até ônibus se arriscaram em seguir pela via, que é uma das principais do bairro e o acesso mais rápido ao Centro da capital. Outros canais que cortam a cidade, como o do Jandiá, no bairro Pacoval, e o do Jesus de Nazaré, ambos na Zona Norte, também transbordaram. De acordo com o Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), pelo menos 60 ocorrências de alagamento foram repassadas para a Defesa Civil do município.

O fenômeno da maré alta em cidades amapaenses é resultado do Equinócio da Primavera, que coincide com a lua nova. A soma dos fatores resulta na cheia dos rios. A previsão é de que o nível de água no rio Amazonas suba até 3,5 metros. As cidades de Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Itaubal e Calçoene estão com bombeiros militares em alerta para apoio a possíveis vítimas da cheia.


Deixe seu comentário


Publicidade