Cidades

Candidatos a imóvel no Macapaba II são chamados para validação de cadastro

Pré selecionados devem apresentar documentos que comprovem estar aptos pelos critérios do programa


A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) realiza a segunda convocação dos pré selecionados para o Programa Minha Casa Minha Vida – Conjunto Habitacional Macapaba II, para validação de cadastro. O objetivo é identificar quais estão aptos para o sorteio das 2.218 unidades habitacionais.

O atendimento inicia nesta quarta-feira, 24, e encerra dia 3 de setembro, no horário das 8h às 17h, sem intervalos, e nos sábados das 8h às 12h, em três unidades do SuperFácil.

A lista contendo o nome dos candidatos foi enviada pela Caixa Econômica Federal (CEF), que avalia os dossiês dos interessados em financiar um imóvel. Esta é a segunda e última convocação dos candidatos, antes do sorteio que será definido pela CEF. A primeira foi realizada em maio deste ano, e quem não compareceu terá mais uma chance. A validação é obrigatória e eliminatória. Quem não comparecer estará automaticamente eliminado do processo.

A secretária adjunta da Política da Assistência Social, Patrícia Silva, esclarece que essa etapa não é um novo cadastro, mas sim a validação de cadastros selecionados em 2014.

Os pré-selecionados pela CEF deverão agora comparecer para validar os dados. A Sims fará a comprovação com o candidato em relação às informações prestadas no ato do cadastro. “Como não foi deixado nenhum banco de dados dos selecionados, precisamos fazer essa atualização para identificar os grupos específicos como deficientes, idosos e vítimas de sinistros”, informou a secretária.

De acordo com a gestora, a validação é necessária, pois no ano passado, durante busca ativa realizada por assistentes sociais da SIMS, muitas famílias foram identificadas fora do perfil do programa.

“São pessoas que já possuem casa própria, já foram contempladas com unidades habitacionais, moram em outro Estado ou a renda não é mais a mesma. Portanto não atendem ao critérios”, explicou.

Atendimento
O atendimento será feito conforme a letra inicial do nome dos cadastrados. Nos dias 24, 25 e 26 de agosto serão atendidos os cadastrados com iniciais A, B, C, D, E, F e G. Nos dias 27, 29, 30 e 3, os que iniciam com as letras H, I, J, L, M ou N. Nos dias 1, 2 e 3 de setembro é a vez dos nomes que iniciam com O, P, Q, R, S, T, U, V, W ou Z.

Na ocasião, os pleiteantes deverão apresentar, obrigatoriamente, os documentos originais comprobatórios pessoais e dos dependentes, como RG, CPF, Certidão de Nascimento ou casamento, Carteira de Trabalho, comprovante de renda, comprovante de endereço ou contrato de aluguel. Não é necessária cópia, pois os documentos serão digitalizados no momento da atualização.

Para os candidatos que declararam possuir ou ter dependentes com deficiência física ou necessidades especiais também é obrigatório o laudo médico com o cadastro nacional de doenças (Cid-10).

Vítimas de sinistros e moradores de áreas de risco cadastrados estão inclusos na lista. Com exceção dos recém cadastrados em áreas de risco dos bairros Pedrinhas e Canal do Jandiá que ainda estão com os dossiês sob análise da CEF.

Após a atualização, as informações serão repassadas à Caixa Econômica Federal, responsável pela seleção, que definirá a data dos sorteios e assinaturas de contratos.


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