Cidades

Capitania dos Portos divulga balanço da operação ‘Férias Seguras’

Não houve registro de acidentes. 651 embarcações foram inspecionadas, sendo que 9 delas foram apreendidas por irregularidades


Elden Carlos

Editoria de Cidades

 

 A Capitania dos Portos do Amapá apreendeu nove embarcações durante a operação ‘Férias Seguras’, deflagrada no mês de julho, nos rios do Amapá. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (2) e revelam que no total foram abordadas 651 embarcações que passaram pela Fiscalização do Tráfego Aquaviário (FTA) e Inspeção Naval (IN).

Segundo a Capitania, não houve registro de acidentes aquaviários nesse período. Do total de embarcações inspecionadas, houve a notificação de 60 delas. Também foram realizados cerca de 60 testes de alcoolemia (bafômetro), sendo resultado zero para todos os tripulantes (pilotos) submetidos ao procedimento.

Uma das maiores preocupações era em relação ao tráfego de embarcações com destino ao município de Afuá (PA), sendo que cerca de 40 mil pessoas deixaram o Amapá com destino ao Festival do Camarão. A fiscalização quanto à lista de embarque foi rigorosa, assim quanto aos outros itens de segurança das embarcações.

As principais irregularidades constatadas pela Capitania foram: ausência de documentação das embarcações ou certificados vencidos; ausência de tripulantes habilitados; falta de material de salvatagem ou material vencido ou em mal estado de conservação; e tripulação com uniforme em desacordo com as Normas da Autoridade Marítima.

A Capitania dos Portos do Amapá realizou, ainda, a doação de 46 coletes salva vidas às famílias de ribeirinhos que se deslocam diariamente pelos rios, furos e igarapés do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade