Cidades

Capitania dos Portos realiza Operação Verão no Amapá e Pará

Comando da Capitania dos Portos está no município de Ferreira Gomes. Sessenta pessoas fizeram o curso de formação de aquaviário. A Marinha realiza, ainda, a fiscalização da parte documental de embarcações e a cobertura do eixo do motor



(Foto - Nira Brito)

A Capitania dos Postos no Amapá está há uma semana no município de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros da capital, Macapá, realizando ações de fiscalização, regularização de embarcações e orientação de segurança da navegação. O curso de formação de aquaviário, iniciado na segunda-feira, 2, encerrou nessa sexta-feira, 6, com 60 participantes sendo habilitadas, e outros 40 fazendo o curso de renovação da carteira. O curso atende a um pedido antecipado da Prefeitura de Ferreira Gomes.

“Participaram do curso de formação principalmente pessoas que trabalham com o transporte escolar fluvial de passageiros e de carga. Toda pessoa que atua na navegação deve estar obrigatoriamente habilitada. Os rios são nossas ruas e avenidas na Amazônia. Além dessa formação, estamos fazendo a fiscalização das embarcações para evitar acidentes”, disse o comandante da Capitania dos Portos, capitão de fragatas Lúcio Marques.

Entre as principais irregularidades encontradas durante as fiscalizações estão a falta do uso de coletes salva vidas e a navegação de embarcações sem inscrição na Capitania dos Portos. “Estamos levando esse trabalho para os 29 municípios que compõem a nossa jurisdição, desde Altamira, no Pará, até Oiapoque, no Amapá. É importante que o ribeirinho faça essa inscrição e siga as normas de segurança. Além de orientar e realizar essa inscrição dos barcos, estamos realizando o serviço de cobertura dos eixos das embarcações. O objetivo é zerar as ocorrências de escalpelamento registradas, ainda, na Amazônia”, concluiu.

As ações compõem a Operação Verão, iniciada em 15 de dezembro de 2014, e que prossegue até 16 de março. A ação da Capitania dos Portos seguirá para outros municípios do Pará e Amapá com o objetivo de sanear a demanda reprimida.

 


Deixe seu comentário


Publicidade