Cidades

Caps Gentileza oferece assistência ambulatorial 24 horas a usuários

Medida do Governo do Amapá atende a uma necessidade urgente que antes não existia no estado, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (Raps)


 

O Governo do Amapá ampliou a assistência em saúde mental e passou a ofertar atendimento ambulatorial 24 horas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza, no Bairro do Laguinho, em Macapá. A medida fortalece a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e assegura acolhimento contínuo a pessoas em sofrimento psíquico agudo a usuários com plano terapêutico singular ativo no serviço, e que não configure o surto psicótico. — uma demanda histórica que, até então, não era plenamente atendida no estado.

 

Somente nos primeiros seis meses de funcionamento ininterrupto, de junho a dezembro de 2025, o serviço já registrou 222 atendimentos que necessitaram de leitos de observação, além de 56 escutas multiprofissionais e 38 acolhimentos.

 

Segundo a diretora do Caps Gentileza, Zênia Gomes, os números reforçam a importância da unidade como porta de entrada qualificada para o cuidado em saúde mental e a ampliação do serviço, um marco histórico para a política pública no estado.

 

 

“É um avanço no processo de construção da saúde mental no Amapá. Aqui, o paciente é protagonista do seu cuidado, em um ambiente humanizado e acolhedor. Os resultados são mais positivos porque o paciente passa a ser cuidado no serviço onde já possui vínculo, considerado ‘ouro’ na saúde mental”, destaca.

 

Acompanhamento integral

De acordo com o coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ivã Zorthea, o serviço ininterrupto garante assistência especializada integral e humanizada

 

 

“A medida fortalece a rede estadual de atenção psicossocial e garante cuidado contínuo, digno e humanizado a adultos com transtornos mentais graves e persistentes, além de mais segurança e apoio às famílias. Com atendimento 24 horas, o serviço assegura acompanhamento clínico permanente e atuação integrada de uma equipe multiprofissional, preparada para atender situações de maior complexidade”, garante o coordenador.

 

Números de atendimento expressivos

Como referência estadual no cuidado psicossocial, o Caps Gentileza realizou, somente em 2025, mais de 173 mil atendimentos, abrangendo consultas médicas e psicológicas, atendimentos de enfermagem, escutas qualificadas, atividades terapêuticas individuais e coletivas, farmácia, acolhimentos, acompanhamento social e ações de reinserção psicossocial.

 

O volume expressivo reafirma o compromisso permanente do Governo do Estado com a ampliação do acesso e a qualificação da assistência em saúde mental.

 

Serviço

  • Atendimento: 24 horas
  • Local: Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza
  • Endereço: Av. Marcílio Dias, 1395, Laguinho, Macapá
  • Público atendido: Adultos a partir de 18 anos com plano terapêutico ativo no serviço e que não configure o surto psicótico

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade