Caravana de Atendimento Rural Integrada realiza 11.138 atendimentos em um ano no Amapá
Os atendimentos fortaleceram a agricultura familiar e garantindo o acesso efetivo às políticas públicas para quem vive e produz no campo

Caravana de Atendimento Rural Integrada começou como uma iniciativa conjunta do Incra e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP) para levar serviços públicos às regiões rurais mais distantes do Amapá, mas ao longo das suas diversas edições foram entrando outros órgãos e entidades, ampliando os serviços prestados e no período de 12 meses 11.138 atendimentos foram realizados.
Em apenas um ano, a Caravana de Atendimento Rural Integrada se consolidou como uma política pública de grande impacto social, promovendo cidadania, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo o acesso efetivo às políticas públicas para quem vive e produz no campo.
A ação completou um ano de atuação no dia 16 de junho de 2025, com resultados expressivos. Somente em 2024, foram realizados 6.832 atendimentos, com ações em 74 comunidades.
E no primeiro semestre de 2025, a Caravana já alcançou 11 municípios, consolidando-se como um instrumento de presença no território e aproximação do Estado às populações rurais e tradicionais. Com a nona edição finalizada no dia 27 de junho, a Caravana concluiu seu ciclo do primeiro semestre de 2025 – com um total de 4.306 atendimentos realizados em 9 edições, ao longo de cinco meses de atuação contínua.
Somente o Incra/AP realizou 1.509 atendimentos neste semestre, ofertando serviços essenciais como emissão de Contratos de Concessão de Uso (CCUs), Cadastros da Agricultura Familiar (CAF), desbloqueios no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), além de ações de supervisão ocupacional e apoio à regularização fundiária.
A 9ª Caravana, de caráter fluvial, percorreu regiões de difícil acesso, alcançando três municípios: Vitória do Jari, Mazagão e Laranjal do Jari.
As ações da 9ª Caravana ocorreram nos seguintes locais e datas:
– Dias 23 e 24 de junho no PAE Aruans, em Vitória do Jari;
– dias 25 e 26 na comunidade do Ariramba, localizada na Reserva Extrativista do Rio Cajari;
– dia 27 na comunidade do Ajuruxi, também na Resex.
A Resex Rio Cajari, onde parte das atividades foi realizada, é uma área protegida federal que abrange os três municípios e é estratégica para a preservação ambiental e para a valorização das comunidades extrativistas locais.
Ação conjunta
A Caravana é fruto de uma ampla articulação institucional que reúne órgãos federais, estaduais, municipais e instituições de fomento.
A mobilização envolve 17 instituições parceiras, sendo 12 órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de entidades como Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Agência de Fomento do Amapá e o Projeto Floresta+.
A iniciativa é coordenada pelo Incra/AP, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Sebrae/AP, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), do Instituto de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Pescap), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e do Projeto Floresta+ Amazônia.
A ação conta ainda com a parceria de instituições financeiras como o Banco da Amazônia, a Caixa Econômica Federal e a Agência de Fomento do Amapá (AFAP), além do apoio institucional do Governo do Estado do Amapá, do Governo Federal e das prefeituras municipais das regiões atendidas.
Nas ações realizadas em unidades de conservação, como a Resex do Rio Cajari, a Caravana conta com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, responsável pela gestão, fiscalização e promoção do desenvolvimento socioambiental nesses territórios.
Deixe seu comentário
Publicidade
