Cidades

Carnaval 2020: mais de 300 mil preservativos serão distribuídos nos próximos dias

Para as programações desse período, a Secretaria Municipal de Saúde irá distribuir 360 mil preservativos e gel lubrificante nos próximos eventos.


Durante o período do carnaval, as campanhas de conscientização para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) têm sido intensificadas pela Prefeitura de Macapá. Para as programações desse período, a Secretaria Municipal de Saúde irá distribuir 360 mil preservativos e gel lubrificante nos próximos eventos.

Profissionais de saúde irão atuar nos dois dias de Desfile das Escolas de Samba, programações do Malagueta Folia, Carnaval Beira Rio, Fazendinha Folia, Futebol a Fantasia, blocos de bairros e finalizam com “A Banda” – maior bloco de sujos da Região Norte.

Os profissionais também conversam com diversos públicos levando orientações e alertando sobre a importância de usar preservativos e fazer sexo de forma segura. “Neste fim de semana, nos dias de desfile, a mobilização das equipes foi intensificada com a atuação dos profissionais nos pontos de concentração e dispersão das escolas, para orientar e distribuir os insumos de prevenção”, diz a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.


O cuidado com essas infecções é fundamental, pois, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Martins, muito se fala na atenção à Aids, porque ela não tem cura. Entretanto, várias outras doenças também não têm. “As infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias por meio do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. Uma vez que muitas dessas infecções possuem fase assintomática, o uso de preservativo em todas as relações sexuais é fundamental para garantir a saúde”, explica.

Investimento

A realização do desfile é da Prefeitura de Macapá, Liesap e iniciativa privada, com apoio do senador Davi Alcolumbre. O evento conta também com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel. A festa conta ainda com apoio do Governo do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade