Cidades

Carreta da Mulher encerra atendimento na Fazendinha com mais de 3 mil procedimentos realizados

Para a coleta de PCCU, o agendamento é feito na própria unidade móvel, mediante triagem da equipe de acolhimento.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encerrou nesta segunda-feira, 25, os atendimentos da Carreta da Mulher no distrito de Fazendinha. Desde que foi entregue à população, em março de 2017, o veículo já atendeu mais de 24 mil mulheres com consultas ginecológicas, ultrassons e coletas de PCCU.

Nos dois meses em que o veículo esteve na Fazendinha, 3.253 atendimentos foram feitos. O mais procurado continua sendo as consultas ginecológicas, que somaram 1.172 procedimentos, seguido das ultrassonografias da mama e transvaginal, que foram 749; 479 coletas de PCCU, 463 testes rápidos e 390 requisições de mamografias.

“Esse é o sétimo local que a carreta presta atendimento. Em todos que já fomos, nossos serviços são bastante procurados, o que nos causa uma satisfação muito grande, pois, por meio deles, é possível prevenir a saúde de muitas mulheres”, comenta a coordenadora dos serviços disponibilizados na carreta, Ana Kelly Bitencourt.

Até que seja definido um novo local para o deslocamento, a carreta ficará em manutenção. “Nas próximas semanas, o veículo estará em manutenção. Como costuma passar no mínimo dois meses em cada lugar, é preciso fazer essa pausa para as manutenções e o planejamento para o deslocamento. Tão logo seja definido, divulgaremos para a população”, conclui a coordenadora.

A Carreta da Mulher

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo consultas ginecológicas, exames de ultrassonografia e coleta de exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero. No caso de ultrassonografia, é necessário apresentar requisição médica. Este encaminhamento é feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento.


Deixe seu comentário


Publicidade