Cidades

Carreta da Mulher já realizou quase 3 mil atendimentos na Zona Norte de Macapá

De acordo com a coordenadora da unidade, Ana Kelly Bitencourt, as consultas ginecológicas e ultrassom das mamas e transvaginal são os atendimentos mais procurados


A Carreta Saúde da Mulher se aproxima do terceiro mês de atendimentos no bairro São Lázaro, zona norte da capital, com 2.669 procedimentos realizados. São serviços como consultas ginecológicas, coletas de PCCU, ultrassonografia, testes rápidos, entre outros, voltados exclusivamente para a saúde preventiva do público feminino.

De acordo com a coordenadora da unidade, Ana Kelly Bitencourt, as consultas ginecológicas e ultrassom das mamas e transvaginal são os atendimentos mais procurados, somando mais de 1.600 mulheres beneficiadas. “Mas estimulamos as pacientes a acessarem os outros que temos disponíveis para elas, como a coleta de PCCU e testes rápidos, que têm crescido a procura, e também são essenciais para a saúde da mulher”, explica.

A unidade móvel, que atualmente está na área do Corpo de Bombeiros, na Rua Tancredo Neves, atende, de forma itinerante, bairros e distritos de Macapá. Em dois anos de funcionamento, já passou por sete bairros e um distrito, totalizando 27 mil mulheres atendidas. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para qualquer atendimento é necessário apresentação do cartão do SUS. Para as ultrassonografias, é imprescindível o encaminhamento, que pode ser obtido na própria carreta após a consulta médica.

Confira os dias e horários de atendimento:
Consultas ginecológicas: segunda a sexta-feira, por ordem de chegada
Horário: 8h às 12h / 13h às 17h
Documentos necessários: cartão do SUS
PCCU: segunda a sexta-feira, por ordem de chegada
Horário: 8h (segundas, quartas e sextas) 13h (terças e quintas-feiras)
Documentos necessários: cartão do SUS
Testes rápidos HIV, sífilis, hepatites: terças e quintas-feiras
Horário: 8h / 13h
Documentos necessários: cartão do SUS
Ultrassonografias da mama e transvaginal: agendamento as segundas-feiras
Horário: 8h
Documentos necessários: cópia do cartão do SUS, RG, comprovante de residência com CEP, encaminhamento médico (original)
Encaminhamento de mamografia: segundas e sextas-feiras
Horário: segunda – 8h / sexta – 13h
Documentos necessários: cópia do cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência com CEP, encaminhamento médico (original), telefone para contato.


Deixe seu comentário


Publicidade