Cidades

Carreta Saúde da Mulher passa a ser unidade móvel para atendimento a covid-19

Na carreta, os pacientes com sintomas de síndrome gripal poderão ser avaliados por um médico, que percebendo a necessidade, poderá encaminhar para realização de teste rápido.


Marcella Plheta

Da Redação

 

A partir desta segunda-feira, 01, a Prefeitura de Macapá passa a utilizar a Carreta da Saúde da Mulher como unidade móvel de apoio para o atendimento das pessoas que apresentam sintomas da Covid-19. Agora a “Carreta da Saúde”, como foi renomeada, irá prestar atendimento médico, dispensação de medicação e teste rápido, se for requisitado pelo médico. A avaliação médica será exclusiva para sintomáticos respiratórios ou pacientes com sintomas do Covid-19.

A Secretária Municipal de Saúde, Gisela Cezimbra explica que “a carreta vai ser para nos apoiar no atendimento aos pacientes sintomáticos respiratórios, pacientes com suspeita de covid-19 com atendimento médico para avaliação desses doentes e dispensação de medicação assim como teste rápido também.”

Na carreta, os pacientes com sintomas de síndrome gripal poderão ser avaliados por um médico, que percebendo a necessidade, poderá encaminhar para realização de teste rápido. A prescrição de medicamentos utilizados como sugestão terapêutica para covid-19.

Os documentos necessários para atendimento são, carteira de identidade ou cartão do SUS. É imprescindível a utilização de máscara para o atendimento. A equipe é formada por um médico, um farmacêutico e dois técnicos de enfermagem. Porém, dentro da carreta para atendimento ficarão apenas o médico e farmacêutico. O restante da equipe ficará fora organizando a triagem.

O objetivo da carreta é alcançar comunidades distantes que não tem fácil acesso às UBSs. Nesta segunda-feira, 01 de junho, a carreta ficará na zona norte, com primeira parada no Curiaú, com horário de funcionamento até às 18h


Deixe seu comentário


Publicidade