Cidades

Casos de Covid diminuem, mas SVS pede que amapaenses completem esquema vacinal

Do dia 24 a 30 de julho, a redução de novos casos da doença foi de 48% no Amapá. No mês de julho, a maior parte dos internados não estava em dia com a vacinação.


O Amapá apresenta, atualmente, uma tendência de queda da covid-19: do dia 24 a 30 de julho, a redução de novos casos foi de 48% – contudo, um balanço da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) aponta que, ao longo do mês de julho, foram confirmados 15.371 casos da doença, contra 929 do mês anterior.

De acordo com os registros da SVS, as pessoas mais atingidas pela doença foram as não vacinadas ou com esquema incompleto de vacinação – um cenário que reforça a necessidade de que a população esteja com as doses do imunizante em dia.

Entre os mais afetados pelas internações em julho, estão crianças e idosos. No geral, 35% das hospitalizações foram de pessoas de 0 a 4 anos e 31% de 60 anos ou mais. O público de 18 a 59 anos representa 27% das internações em julho.

Pelo menos 56% dos internados em julho não apresentaram informações de vacinação, mesmo que o público vacinável atingido pela doença no período seja 69% do total internado.

Entre as sete mortes registradas no mês, 79% eram de pessoas com 60 anos ou mais e 79% dos mortos também apresentavam algum tipo de comorbidade.

Para a superintendente da SVS, Margarete Gomes, o cenário reforça a relação entre baixa imunização e aumento de casos e internações.

“Tivemos bons resultados em outros momentos da vacinação, como na onda da ômicron, quando vacinamos muito e conseguimos reduzir o número de casos. Agora, apesar de termos várias estratégias ativas, ainda precisamos contar com a conscientização e o apoio da população na busca pelo imunizante e, neste momento, principalmente em relação às crianças a partir de 3 anos, que já podem se proteger”, detalha Gomes.

 

Mais cobertura vacinal

As coberturas no Estado precisam ser elevadas, sobretudo, em relação às doses de reforço já recomendadas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o Amapá já possui 75% de cobertura vacinal com a primeira dose e 60,75% de cobertura com segunda dose ou dose única. A dose de reforço representa 23,32% de cobertura no estado.

Entre os municípios, os destaques estão Mazagão, que alcançou cobertura de 93,17% para a D1; Santana, que tem 72,32% de cobertura para a D2 ou dose única e o município de Amapá, que alcançou 37,27% de cobertura para a dose de reforço.


Deixe seu comentário


Publicidade