Cidades

CEA diz que está com projeto para implantar fiação subterrânea próximo a passarelas da zona norte

Pedestres não podem utilizar vias por causa da rede elétrica de alta tensão que passa nas proximidades.


Diariamente moradores da zona norte de Macapá reclamam das passarelas que estão prontas, mas interditadas, por causa da rede elétrica de alta tensão que passa nas proximidades e oferece risco aos pedestres. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que aguarda um estudo técnico da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).


O diretor da Companhia, Rodolfo Torres, disse que “havia um impasse, o projeto das passarelas não estava pronto antes da construção daquela linha de alta tensão” e por isso agora ocorre o problema.

“Estamos buscando alternativas, inclusive estamos com um contrato, para que a rede elétrica seja construída de forma subterrânea. A Empresa de projetos já está contratada, através de licitação, para que dê uma solução que atenda tanto a questão das passarelas quanto da rede. Praticamente 70% da energia de Macapá passa ali, então para que se desligue teria que passar pelo menos 60 dias em obras e seria um caos em Macapá, não teria como gerar energia alternativamente pelo linhão”, explicou.


O ex-engenheiro da CEA, Jonas Guimaque, fala que a questão pode ser solucionada de forma simples. “O problema lá é a distância da rede para o transeunte. É só colocar postes de ferro galvanizado e aumentar a distância da linha energizada para os transeuntes, como foi feito na sétima avenida do Congós. É simples e na CEA temos engenheiros e técnicos competentes pra isso”, falou.

O prazo para a empresa apresentar o projeto à Companhia é de 60 dias, após isso começa a execução da solução apontada, para posteriormente liberarem as passarelas.

 

Reportagem: Railana Pantoja


Deixe seu comentário


Publicidade