CEA Equatorial dá dicas sobre economia de energia diante da bandeira vermelha
As dicas são para evitar que o consumidor pague mais em decorrência do aumento estabelecido para o mês de setembro
Douglas Lima
Editor
Independente da amortização nas contas de luz, a que ultimamente tem se beneficiado, em decorrência de iniciativas judiciais e políticas, o amapaense não tem como fugir do aumento estabelecido pela bandeira tarifária vermelha, levantada para setembro, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Gerente de regulação e mercado da CEA Equatorial, Raíssa de Paula, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta quarta-feira, 4, informou que o aumento nas contas de luz, em setembro, será de R$ 7,87 a cada 100 kw/h consumido, válido para todo o país.
Raíssa, que é engenheira eletricista, explicou que apesar do Amapá vir sendo beneficiado por algumas medidas governamentais que amortizam as altas tarifas de consumo de energia, é incluso na bandeira tarifária em virtude do estado pertencer ao Sistema Integrado Nacional (SIN).
A funcionária da concessionária de energia também explicou que os recursos decorrentes do aumento da tarifa com a bandeira vermelha da Aneel serão integralmente repassados para o governo federal, conforme estabelecido em lei.
Em seguida, Raíssa de Paula apresentou uma série de medidas elaboradas pela CEA Equatorial com o objetivo de ajudar o consumidor a economizar energia elétrica:
- Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;
- Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;
- Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
- Para os aparelhos de ar-condicionado que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter e que a temperatura esteja em média a 23ºC;
- Tirar os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by, os aparelhos ainda consomem energia;
- Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar e passar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima;
- Uma das principais recomendações, em se tratando de economia de energia, é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo Procel/Inmetro de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.
Deixe seu comentário
Publicidade