Cidades

CEA integra Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica

Campanha é uma iniciativa anual e reúne distribuidoras de todo o país com objetivo de conscientizar para prevenir acidentes na rede elétrica.


A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – (Abradee) iniciou a 12ª edição da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica. A campanha é uma iniciativa anual que tem como objetivo conscientizar para prevenir. Com o slogan “É aí que mora o perigo”, cerca de 120 milhões de pessoas devem ser alcançadas.

 

A ação conta com a participação da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e outras 42 distribuidoras do país, e se estende até o dia 11 de novembro de 2018. Neste ano a campanha chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes: construção/manutenção predial; ligações clandestinas; pipa; instalações de antena de TV; e poda de árvore.

 

Em quase todo o Brasil a atividade de construção e reforma lidera o ranking de fatalidades. Porém, na região Norte são as ligações clandestinas de energia que lideram com maior número de mortes. Em 2017, em todo Brasil foram 252 mortes na rede de distribuição. No Amapá, a CEA registrou em 2017 cinco acidentes fatais relacionados a contato com a rede elétrica.

 

A CEA trabalha de forma permanente na melhoria das condições de segurança de suas redes. Porém, por si só, redes em boas condições técnicas não impedem que atos imprudentes resultem em fatalidades. Daí a necessidade de conscientizar a população sobre os riscos e os cuidados a serem observados para evitar acidentes.

 

Principais situações de risco:

CONSTRUÇÃO OU MANUTENÇÃO PREDIAL: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, vergalhões e arames.

 

LIGAÇÃO CLANDESTINA (GATO): furtar energia, além de ser crime, é muito perigoso; provoca acidentes e coloca vidas em risco. Ligações na rede elétrica devem ser realizadas apenas por profissionais qualificados e autorizados pela CEA.

 

ANTENA DE TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado da rede, observando as condições climáticas (possibilidade de raios, ventos fortes e chuva). Caso a antena caia na rede elétrica, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

 

PODA DE ÁRVORES: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. A poda de árvores, próximo à rede elétrica, é um serviço que só deve ser realizado por profissionais qualificados e autorizados.

 

PIPAS: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas com as crianças.

 

RECOMENDAÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA:

Não se aproxime ou toque na rede de energia elétrica;

Não tente retirar nenhum objeto preso nos cabos de energia ou subestações.

Não toque em cabos partidos. Caso identifique algum, entre em contato com a central pelo número 116.

Nunca suba em postes.

Não coloque nenhum material em postes ou na rede elétrica.

Não pode árvores próximas à rede elétrica.


Deixe seu comentário


Publicidade