Cidades

Cemitérios de Macapá permanecem fechados e sem visitação no Dia dos Pais

A medida tem como objetivo evitar a circulação e aglomeração de pessoas para prevenção contra a covid-19.


Em virtude da pandemia e para evitar aglomerações e risco de contaminação por covid-19, os cemitérios administrados pela prefeitura de Macapá não serão abertos para visitas no Dia dos Pais – domingo, 8 de agosto.

A restrição obedece ao decreto n° 4.448 de 2021 da Prefeitura de Macapá, que fixa horários e regras de funcionamento para diversos setores. A medida já havia sido adotada em maio, no Dia das Mães, data que movimenta um número considerado de visitantes nos cemitérios.

Macapá tem três cemitérios públicos: Nossa Senhora da Conceição, no Centro; São José, na zona sul; e São Francisco, na zona norte. Segundo a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, mesmo com os cemitérios fechados para visitação, o serviço de sepultamento municipal segue com atendimento ininterrupto, com ações de proteção aos funcionários e aos usuários, como o uso de equipamentos de proteção, álcool em gel e a manutenção do distanciamento social. “São esperadas cerca de 60 mil pessoas nos cemitérios municipais para datas como o Dia dos Pais. Porém, este ano, com a pandemia da covid-19, a Prefeitura de Macapá determinou que os cemitérios permaneçam fechados para visitação. É uma medida de prevenção e segurança, queremos evitar aglomerações, respeitando as recomendações de distanciamento social”, disse o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Decreto
O documento estabelece que os cemitérios de Macapá permaneçam fechados para visitas, apenas autorizada a entrada de familiares com objetivo de marcar sepultamentos, sendo o trabalho interno no horário de 8h às 12h e 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Os sepultamentos deverão ocorrer nos horários de funcionamento dos cemitérios, exceto para causa mortis por coronavírus ou por suspeita deste, podendo, neste caso, ocorrer em qualquer horário em dia e noite.

Só será permitida a presença de 25% do total da taxa de ocupação da capela mortuária, devendo todos utilizarem máscaras. No caso de sepultamento por mortes que não sejam por covid-19, o enterro deverá ocorrer no horário de funcionamento dos cemitérios e com a presença de até cinco pessoas. Já em caso de morte por covid-19, o sepultamento deverá ocorrer em até duas horas após a comunicação oficial à Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e com a presença de no máximo duas pessoas e em qualquer horário.

Homenagens
A Prefeitura de Macapá orienta que as famílias evitem se dirigir aos cemitérios e que façam suas homenagens em casa, evitando aglomerações. O Executivo municipal reforça que o cenário atual acaba por dar a data novos costumes.

 


Limpeza
De acordo com a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, mesmo sem visitação, os três cemitérios do município estão sendo limpos. São executados serviços de capinação, varrição, roçagem, coleta e pintura de meio-fio, tanto na parte interna quanto nas calçadas e ruas nos arredores dos cemitérios. Posteriormente, uma equipe cuida da limpeza durante o dia de domingo, nos três turnos.


Deixe seu comentário


Publicidade