Cidades

Censo 2022 é iniciado nos 16 municípios do Amapá

Excepcionalmente nesta edição, os municípios de Afuá e Chaves terão a pesquisa feita pelo IBGE Amapá, por questões geográficas.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O IBGE iniciou nesta segunda, 1 de agosto, as pesquisas do Censo Demográfico 2022. A pesquisa deveria ter acontecido em 2020, mas foi suspensa por causa da pandemia. Ela é a mais importante estatística do país, pois avalia dados socioeconômicos da população e serve com base para políticas públicas.

“Temos até 31 de outubro para fazer a coleta em cada município do Brasil. Depois vem a parte de análise e em seguida iremos divulgar as informações para quem precisar, já que o Censo 2022 terá uma base para várias áreas”, explicou Haroldo Canto, chefe da unidade estadual do IBGE/AP.

O questionário básico traz perguntas sobre identificação do domicílio, informações dos moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

Além de pesquisar essas informações, o IBGE estará acrescentando novos questionamentos, como por exemplo, em relação aos autistas e deficientes nos domicílios, bem como vai buscar dados das populações indígenas e quilombolas. O questionário ampliado vai pesquisar ainda sobre trabalho, rendimento, casamento, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, migração interna e internacional, deslocamento para estudo e deslocamento para trabalho.

O morador que não se sentir à vontade para fazer a entrevista presencial, pode contribuir participando do Censo por ligação ou via internet, no site https://www.ibge.gov.br/

“Esse tipo de coleta nós fizemos em 2020 com a PNAD e deu certo, então estaremos repetindo no Censo, pois sabemos que muitas pessoas têm receio de abrir a porta de casa para os entrevistadores”, justificou Haroldo.

Os mais de 660 recenseadores que atuarão no Amapá e em Chaves (PA) e Afuá (PA) estão identificados com crachá, bonés e vestimentas. Como ganham por produção, podem realizar pesquisas em qualquer dia da semana e horário, inclusive durante a noite e aos domingos.

Qualquer dúvida sobre a identificação do recenseador ou preenchimento do questionário pode ser esclarecida pelo telefone (0800-721-8181) ou pelo site Respondendo ao IBGE.


Deixe seu comentário


Publicidade