Cidades

Censo da Educação Básica fecha no dia 13

Segunda etapa



 

Diretores da rede municipal de ensino devem ficar atentos ao prazo de lançamento do rendimento escolar 2014 – Censo da Educação Básica. A segunda etapa teve início em 2 de fevereiro e encerrará no dia 13 de março. O responsável pela inserção dos dados é o diretor, ou o responsável pelo sistema informatizado na escola, acessado pelo Sistema Educacenso, no endereço eletrônico http:educacenso.inep.gov.br, utilizando login e senha.

Essa chamada é para preenchimento de dados da segunda etapa, que trata da situação do aluno. São informações fundamentais para se conhecer o rendimento e a movimentação dos alunos da Educação Básica, utilizadas como base para o cálculo das taxas de rendimento e abandono escolar, que expressam o percentual de alunos aprovados, reprovados, que abandonaram a escola ou que não responderam a esses dados. As taxas de rendimento são fundamentais também para a verificação e acompanhamento do rendimento escolar. Além disso, são variáveis utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais, realizado todos os anos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e demais secretarias de estado e de municípios, e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É o principal instrumento de coleta de informações da educação básica que reúne dados, como: relação das escolas, número de salas de aulas, turmas e matrículas, professores e rendimento do aluno, entre outras informações escolares, nas diferentes etapas do ensino regular (educação infantil e ensino fundamental) e modalidades (educação especial, educação de jovens e adultos).

Seus resultados são indispensáveis para a formulação e implementação de políticas públicas e de programas na área da educação. É por intermédio dos dados coletados pelo Censo Escolar que o Governo Federal baliza o repasse de verbas para vários programas (Fundeb, Merenda, PDDE).

Diretores ou responsáveis que estiverem com dificuldades de acessar o sistema Educacenso devem procurar a Coordenação Municipal do Censo da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Anhanguera, entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá.


Deixe seu comentário


Publicidade