Cidades

Central de Compras e Licitações de Macapá completa 2 anos com realização de 268 certames na capital

Somados os dois anos, a Central de Compras licitou o valor de R$ 414 milhões, distribuídos em compras de remédios, reformas, equipamentos públicos, dentre outros, gerando renda e aquecendo a economia local.


A Central de Compras e Licitações de Macapá completou no dia 2 de agosto o seu segundo ano de trabalho e divulgou o balanço dos processos licitatórios elaborados pela instituição. De acordo com o secretário especial de Governo da capital, Jorge Pires, a Central fez de 2017 até o primeiro semestre de 2019, 268 processos licitatórios, dentre as modalidades Tomada de Preços, Concorrência, Carta Convite, Chamada Pública e Pregão Eletrônico e Presencial. Todas produzidas na nova sede da Central, localizada na Av. Coriolano Jucá, no Centro.

“Todos esses processos licitatórios, que antes eram feitos dentro das secretarias, foram elaborados pela Central, possibilitando aos participantes acesso aos editais de forma mais rápida e organizada; promovendo assim, mais transparência, segurança técnica e jurídica no andamento desses certames”, explica o secretário. De janeiro a julho deste ano, a Central realizou 93 certames, com a participação de 237 empresas, sendo vencedoras 167 da própria capital e 70 de fora do estado.

Para o empresário Roberto Tavares, participante de licitações promovidas pela Prefeitura de Macapá, a centralização ajuda a dinamizar o processo. “Além da estrutura bem distribuída, o que ajuda na organização, a centralização melhorou bastante a comunicação, fazendo com que a divulgação dos editais chegue a todos, favorecendo a igualdade na concorrência e a transparência na licitação”, ressalta.

Você sabia?

Todas as empresas públicas ou privadas são obrigadas por Lei a fazer suas compras por meio de licitação, que é uma espécie de leilão, onde os fornecedores apresentam suas propostas, e estas são escolhidas, por intermédio de critérios como qualidade do produto ou serviço, e, claro, preço mais acessível.

Transparência

Aliada à tecnologia, a Prefeitura de Macapá promove por meio da Central de Compras e Licitações transmissões ao vivo dos certames presenciais, o que possibilita, segundo a coordenadora da Central, Selma Miranda, ainda mais transparência durante os processos.

Para acompanhar os certames licitatórios em tempo real pela internet basta acessar o canal da prefeitura no YouTube (www.youtube/macapa).


Deixe seu comentário


Publicidade