Cidades

Centro de Covid-19 de Santana instala contêiner refrigerado

Medida segue orientação técnica do Ministério da Saúde para manejo de corpos e serve como barreira para conter avanço do vírus.


Por Hélmiton Prateado

O Centro de Atenção ao Covid-19 de Santana instalou um contêiner refrigerado para recepção de corpos, cuimprindo o protocolo de manejo correto de corpos do Ministério da Saúde. A medida é de respeito aos pacientes que forem a óbito e como medida de contenção do contágio pelo vírus.

 

De acordo com o médico André Franco Ribeiro, diretor-técnico do Centro Covid-19 de Santana, a normativa do MS é rigorosa no que diz respeito ao manejo de corpos.

 

“A acomodação dos corpos em ambiente devidamente refrigerado é uma medida que cumpre dois papéis. No primeiro momento garante a dignidade humana ao dar devido tratamento respeitoso a um cadáver e em seguida impede a proliferação da contaminação do Covid-19 em ambiente inadequado”, frisa.

 

O contêiner foi locado em Belém e trazido para o Centro Covid-19 de Santana para garantir o cumprimento imediato da normativa. O protocolo do Ministério da Saúde rejeita até a realização de autópsia em caso de diagóstico confirmado de contágio pelo novo coronavírus.

 

“Na chegada ao necrotério, alocar o corpo em compartimento refrigerado e sinalizado como COVID-19, agente biológico classe de risco 3”, diz a nota técnica do MS. O manejo correto tem sido uma constante preocupação, principalmente como forma de prevevir contágios dos profissionais da saúde.

 

“Estamos cumprindo todos protocolos com extremo profissionalismo para garantir a melhor eficácia para a população e para os agentes envolvidos no enfrentamento ao Covid-19”, finalizou o diretor


Deixe seu comentário


Publicidade