Cidades

Centro de Radioterapia do Amapá começará atendimentos já segunda-feira, dia 8

Estabelecimento a ser inaugurado nesta sexta-feira, 5, iniciará funcionamento efetivo com acolhimento de 39 pacientes oncológicos


 

Douglas Lima
Editor

 

Trinta e nove pessoas já estão na lista para iniciar tratamento oncológico no Centro de Radioterapia do Amapá, a ser inaugurado sexta-feira, 5, pelo governador Clécio Luís e a secretária estadual de saúde, Nair Mota, com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha, senador Davi Alcolumbre e outras autoridades, além de doentes de câncer e familiares.

 

A secretária Nair Mota, em fala exclusiva no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), na manhã desta quinta-feira, 4, garantiu que o Centro de Radioterapia passará a funcionar efetivamente, já na segunda-feira próxima, dia 8 de dezembro, recebendo os primeiros pacientes listados, em número de 39 antecipadamente cadastrados.

 

 

Nair revelou que os 39 pacientes da primeira lista de tratamento oncológico, são novos, ou seja, iniciarão as sessões de radioterapia no Amapá, sem ser preciso se deslocar a outras unidades da federação, para os procedimentos. Ela também revelou que os doentes que atualmente são tratados fora do domicílio continuarão com o arranjo chamado oficialmente de TFD.

 

 

“Amanhã será um grande dia para os pacientes oncológicos que merecem o tratamento de radioterapia, fruto do esforço do governador Clécio Luís com ajuda maciça do senador Davi Alcolumbre, que conseguiu recursos no Ministério da Saúde para a construção desta grande obra”, festejou a titular da saúde amapaense.

 

Nair Mota informou que os pacientes já estão sendo acolhidos para começar o tratamento de câncer, a partir de segunda –feira. Primeiramente, disse ela, eles serão acolhidos para triagem que os encaminhará para consulta que, por sua vez, poderá indicar ou não o atendimento radioterápico.

 

 

A secretária garantiu que o Centro de Radioterapia do Amapá será totalmente operacionalizado pelo Hospital de Amor, que trouxe para o estado uma equipe fortemente treinada para aplicação dos conhecimentos existentes em Barretos (SP), impulsionados fundamentalmente pelo amor, norma básica da organização que é a maior referência no tratamento de câncer da América Latina.

 

Nair Mota ainda informou que uma equipe de profissionais do estado está na cidade de Barretos, o primeiro núcleo e sede do Hospital de Amor, sendo fortemente treinada para engrossar a equipe de atendimento do Centro de Radioterapia do Amapá.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade