Cidades

Centro de Reabilitação entrega aparelhos auditivos para 30 pacientes

Mais 370 pessoas receberão os aparelhos ao longo de 2019; interessados em adquirir devem, apresentar requerimento no Creap e documentos pessoais.


O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) entregou 60 aparelhos auditivos para 30 pacientes atendidos na instituição. A entrega aconteceu terça-feira, 16. Os dispositivos são adquiridos através de uma parceria entre o Governo do Estado do Amapá (GEA) e Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa de Conservação Auditiva.

O diretor do Creap, Amaury Barros, adiantou que o programa deverá beneficiar mais 370 pessoas ao longo do ano. “Cada aparelho é moldado e programado para atender especificamente as necessidades do paciente. Notamos grandes avanços, não só físicos, mas também emocionais que acontecem com os que recebem os dispositivos. Isso melhora a qualidade de vida e a autoestima dos beneficiários”, garantiu.


Uma palestra orientou os pacientes sobre os cuidados e adaptação na utilização dos aparelhos; como é feita a retirada para dormir; sobre evitar exposição à água e, como deve ser feita a troca da bateria.

A pequena Ana Victória, 4 anos, foi uma das beneficiárias da entrega. A mãe da menina, a dona de casa Márcia Santos, conta que a criança nasceu com problemas cardíacos que afetaram a sua audição, a deixando surda. Com o aparelho, Ana Victória pôde, finalmente, ouvir pela primeira vez.

“A gente espera ensinar o filho a falar, ouvir suas primeiras palavras. Já, com ela, nós sempre nos comunicamos por gestos. Ver que ela nos escutou pela primeira vez foi emocionante, foi a nossa maior alegria. Espero ouvir a voz dela em breve”, disse emocionada.


Para adquirir o aparelho, os interessados devem solicitar por meio de requerimento, o qual pode ser entregue às quartas-feiras, das 8h às 12h, no Creap, localizado na Rua Tiradentes, n° 1597, Centro, em Macapá. É preciso ter em mãos um documento de identificação com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o exame de audiometria, que comprova a perda e o grau de comprometimento da audição.

Serviço

O Creap trabalha na reabilitação de pacientes vítimas de traumas físicos e mentais com procedimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de serviços de avaliação e dispensação de órteses e próteses. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, ortopedista e neurologista. Atualmente o órgão realiza, em média, sete mil atendimentos por mês.


Deixe seu comentário


Publicidade