Cidades

Centro de Reabilitação no sul do Amapá recebe novos equipamentos

Os equipamentos representam apenas 20% do que deverá ser entregue ainda neste ano para o Centro


O Governo do Amapá entregou na quarta-feira, 11, novos equipamentos para fortalecer o atendimento no Centro Especializado em Reabilitação (CER) no município de Laranjal do Jari.
Foram entregues mais de 50 itens como aquecedor termoventilador, três otoscópios, três fotóforos luz, vídeo laringoscópio, treze centrais de ar, duas televisões e móveis de escritório como arquivos, banquetas, mesas e cadeiras.

Os equipamentos representam apenas 20% do que deverá ser entregue ainda neste ano para o Centro. No valor de R$ 716.454.90, os recursos para a compra são do Ministério da Saúde e administrados pela Secretária de Estado da Saúde (Sesa).

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, atribuiu a conquista desses recursos à parceria entre GEA e Prefeitura de Laranjal do Jari. “Quem é beneficiado não é só o município, mas toda a comunidade do Vale do Jari, evitando o transtorno de o usuário ter que se deslocar para Macapá para se tratar”, completou.

O CER é administrado pela Prefeitura de Laranjal do Jari e realiza quase 1 mil atendimentos mensais. É um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência.

O prefeito do município, Márcio Serrão, agradeceu o trabalho de equipe que garantiu o empenho dos recursos. “A articulação do Governo do Amapá para conseguirmos os recursos do Ministério da Saúde foi fundamental para a entrega desses equipamentos. Estamos trabalhando juntos para garantir um excelente atendimento a nossa população”, analisou.

A merendeira Lucimar Pereira, 63 anos, virou paciente do Centro após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que prejudicou sua fala e movimentos do corpo do lado direito. Ela percebeu a evolução do seu quadro clínico desde que começou a ser atendida no local. “Cheguei aqui numa cadeira de rodas e sem conseguir falar. Agora já ando com apoio e, aos poucos, vou recuperando meus movimentos. Esses equipamentos vão ajudar não só a mim, mas a todos que precisam”, avaliou.

Investimentos
O Hospital Estadual de Laranjal do Jari recebeu diversos equipamentos para a estruturação de ambientes como centro cirúrgico, salas de estabilização e de recuperação anestésica, além de um espaço destinado aos cuidados especiais na ala da clínica médica e uma sala de acolhimento para classificação de risco.

Outros investimentos feitos na unidade incluem a instalação da Ouvidoria – canal de comunicação entre o cidadão e a gestão. Por meio dele, é possível fazer denúncias, reclamações, tirar dúvidas, pedir informações sobre consultas e exames, além de elogios e sugestões para a melhoria e eficiência do serviço. Também foi implantada no hospital, a primeira sala especializada no atendimento às mulheres vítimas de violência.

A unidade hospitalar também passou a oferecer, gratuitamente, o serviço de brinquedoteca e biblioteca para os filhos dos pacientes e às crianças internadas na casa de saúde. No hospital, ainda existe um projeto de planejamento familiar que inclui a realização de laqueaduras, vasectomias e colocação de Dispositivo Intra-Uterino (DIU).


Deixe seu comentário


Publicidade