Cidades

Centros Covid II e III começam a realizar hemodiálise em pacientes internados com coronavírus

Equipamentos e insumos para atendimento a pacientes com insuficiência renal já estão em funcionamento e podem atender até cinco sessões diárias.

Compartilhe:
Foto: Hélmiton Prateado

Os Centros de Atendimento Covid II e III receberam nesta quarta-feira, 27, os equipamentos e insumos para a realização de hemodiálise, um procedimento necessário em pacientes com insuficiência renal e que foram acometidos pelo coronavírus.

Os insumos e as máquinas para filtragem de sangue já estão instaladas e irão garantir mais segurança aos pacientes, sem que haja necessidade de se locomoverem para uma das clínicas de nefrologia do Estado.

O Centro Covid II fica localizado na Zona Norte de Macapá. Já o Centro Covid III funciona em frente ao hospital de Santana, no bairro Remédios I.

De acordo com a diretora multiprofissional do Covid III, enfermeira Lorena Mota, as máquinas atendem as necessidades das unidades e poderão tratar de cinco a seis pacientes por dia, conforme prescrição médica.

“São máquinas de última geração que têm funcionamento facilitado e já iniciaram a operação. Será possível prestar atenção diferenciada, quando for necessária essa intervenção”, comentou.

A hemodiálise é um processo que pode ser necessário no tratamento da covid-19, ajudando na filtragem do sangue quando há comprometimento dos rins, retirando as toxinas do sangue durante um tempo prescrito pelo profissional médico específico.

Um nefrologista esteve na unidade na noite de terça-feira, 26, e avaliou os pacientes que tiveram alguma complicação renal e prescreveu o tratamento adequado.

“Considerando que o tempo médio de sessão de hemodiálise é de três a quatro horas por pessoa, será possível atender de cinco a seis pacientes por dia, de forma que essa máquina e os insumos serão suficientes para suprir a necessidade dos centros”, finalizou.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *