Cidades

Cerca de 87 estudantes recebem capacitação para fortalecer grêmios estudantis nas escolas estaduais

Formação teve como objetivo debater sobre protagonismo juvenil, gestão democrática, liderança estudantil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


 

Com o objetivo de incentivar a participação democrática dos jovens nas decisões escolares, o Governo do Amapá, em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), promoveu nesta terça-feira, 27, a abertura da Semana Formativa dos Grêmios Estudantis 2025. A programação iniciou com a oficina “Eu e Tu Grêmio”, voltada aos estudantes do ensino médio, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), em Macapá.

 

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o momento reuniu cerca de 87 alunos de seis escolas estaduais: Coaracy Nunes, Tiradentes, Antônio Cordeiro Pontes, Carmelita do Carmo, Lucimar Amoras e José Firmo do Nascimento. Durante o encontro, os participantes debateram temas como protagonismo juvenil, gestão democrática, liderança estudantil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

A formação contou com a participação de representantes de instituições parceiras, como o Ministério Público do Estado (MP-AP), a CNDE, e a Secretaria de Estado de Mobilização e Participação Popular (Semopp) consolidando um planejamento estratégico voltado para a formação cidadã dos estudantes do ensino médio.

 

“Essa formação está sendo realizada para capacitar os alunos e fomentar os grêmios estudantis nas escolas públicas. Eles são divididos por escola ao longo da semana e participam de oficinas e atividades voltadas à construção de uma voz ativa nas instituições de ensino”, explicou Andresa Nunes, gerente de Protagonismo Estudantil da Seed.

 

 

A iniciativa faz parte do projeto “Eu e Tu: Grêmios e Coletivos Estudantis”, executado em diferentes estados do país além do Amapá como Maranhão, Amazonas e que vai se estender para Rio de Janeiro e São Paulo.

 

De acordo com Ilka Guedes, assessora de projetos da CNDE, o grêmio estudantil é uma ferramenta essencial para garantir o exercício da gestão democrática nas escolas. “É por meio do grêmio que os estudantes passam a ter voz nas decisões, contribuindo com propostas e melhorias junto à comunidade escolar”, afirmou Ilka.

 

Além das palestras e dinâmicas, os alunos participaram de atividades práticas e reflexivas sobre o papel transformador do grêmio nas instituições de ensino. A Semana Formativa dos Grêmios Estudantis segue até sexta-feira, 30, com oficinas diárias. A expectativa é formar mais de 600 estudantes de Macapá e Santana.

 

 

O Grêmio Estudantil

A iniciativa busca formar líderes estudantis e reforça a importância da iniciativa como espaços de participação ativa dos alunos na gestão escolar. Coordenado pela Seed, a meta do projeto é implantar e fortalecer os grêmios estudantis em todas as 136 escolas estaduais de ensino médio, promovendo valores como cidadania, ética, imparcialidade e gestão democrática, além de 136 gestores escolares e 136 professores orientadores.

 


Deixe seu comentário


Publicidade