Cidades

Chuva de sábado (20) alerta para inverno mais rigoroso, avalia meteorologista

Segundo Jefferson Vilhena, meteorologista do Iepa, chuva registrada no fim de semana foi resultado do encontro de dois sistemas, com concentração nas zonas sul e central de Macapá.


Railana Pantoja
Da Redação

A chuva intensa, acompanhada de trovoadas, que predominou nas áreas sul e central de Macapá no último sábado (20), alerta para um inverno mais rigoroso que o ‘normal’ registrado em anos anteriores. É a avaliação que o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET/IEPA) faz.

Segundo Jefferson Vilhena, meteorologista do Iepa, esperava-se que a chuva atingisse a região sul do estado, e não a capital.

“As chuvas estavam previstas para Calçoene, Laranjal e Vitória do Jari. Até a sexta (19), os alertas estavam voltados para a região do Marajó e sul do Pará, por isso, Vitória e Laranjal poderiam pegar a chuva mais fraca. No entanto, por volta das 12h de sábado (20), os dois sistemas começaram a se desenvolver, foi quando veio o alerta de chuva forte. Devido aos ventos fortes, esses sistemas previstos para o Marajó e Vale do Jari se desenvolveram, ganharam força e se chocaram , isso deu mais intensidade, vindo para a capital amapaense”, explicou o meteorologista.

Segundo Jefferson, os vários raios e trovões vistos no sábado (20) foram uma espécie de “reflexo da pancada” entre os dois sistemas, e, como o encontro dos fenômenos aconteceu muito perto da capital, as áreas urbanas conseguiram observar.

Outros municípios do estado registraram chuva intensa, mas, em áreas localizadas. Em Macapá, a concentração se deu nas regiões sul e central, causando alagamentos e transbordos de canais, como o do Beirol. “Na zona norte começou a chover já no fim da noite, mas nada forte e comparado aos transtornos da zona sul. Para se ter ideia, enquanto chovia 120mm no centro, no bairro Novo Horizonte chovia 5mm”, ponderou.

Os pluviômetros apontam que o bairro Zerão registrou 250,6mm de volume de águas pluviais. “Jardim Felicidade teve 41,8 mm; Novo Horizonte ficou com 31,4mm; Santa Inês teve 125mm e o centro de Santana ficou com 24,8mm”, detalhou o meteorologista.

Jefferson esclareceu que esses fenômenos são praticamente imprevisíveis, e quando surge o alerta “é em cima da hora, os modelos não conseguem identificar a velocidade de desenvolvimento dos sistemas”.

“O período chuvoso está chegando, então, para esta semana temos tempo nublado e chuvas em todo o estado. Mas, ainda teremos em algumas regiões os chamados ‘veranicos’, durante alguns dias. Nosso período está vindo com força, muitos pensam que vamos passar por períodos de estiagem, mas, nosso temor real é que essas chuvas de inverno aumentem em quantidade e intensidade”, finalizou Jefferson Vilhena.


Deixe seu comentário


Publicidade