Cidades

Ciclo de palestras A História de Todas Nós traz debates sobre a mulher em sociedade

A palestrante da OAB Amapá, Rayana Farias, apresentou informações que fomentaram o debate sobre a Reforma Previdenciária e, como isso, afeta as mulheres em especial.


A Prefeitura de Macapá, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amapá OAB/AP, promoveu o Ciclo de Palestras Construindo a História de Todas Nós!, que faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no auditório da OAB e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas.

 

Foram apresentadas três palestras: A Mulher com Deficiência na perspectiva da Reforma da Previdência, ministrada por Maridalva Castro e Maria José Castro; Seguridade da Mulher na perspectiva da Reforma Previdenciária, com a advogada e vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Rayana Farias; e A História de Todas Nós: Mulheres da Amazônia, Mulheres do Mundo, ministrada pela militante do coletivo feminista classista Ana Montenegro Amapá, Joaquina Lino.

 

“Antigamente, a pessoa com deficiência física não era enxergada como ela é hoje, éramos invisíveis, o que já mudou ao olhar da sociedade. Nesta palestra, falamos não apenas das dificuldades cotidianas, mas também da importância de se ter o mínimo de acessibilidade para a pessoa com deficiência”, ressaltou a palestrante e representante do Movimento a Luta é Nossa, Maridalva Castro.

 

A palestrante da OAB Amapá, Rayana Farias, apresentou informações que fomentaram o debate sobre a Reforma Previdenciária e, como isso, afeta as mulheres em especial. Sendo vice-presidente da comissão que discute o Direito Previdenciário, ela apresentou especificamente os pontos que são mais prejudiciais à categoria feminina para instigar o público presente.

 

A última palestra da noite foi A História de Todas Nós: Mulheres da Amazônia, Mulheres do Mundo, que deu nome ao evento. Joaquina Lino, representante da Federação das Mulheres e técnica do Conselho de Mulheres de Macapá, apresentou uma relação entre a mulher desde a idade antiga até a contemporânea, focando na mulher da Amazônia e todas as dificuldades enfrentadas por ela. “Nossa intenção é fazer as pessoas refletirem a história, sobre o período matriarcal na história da humanidade e também compreendam o momento que vivemos hoje”, declarou Lino.

 

O ciclo de palestras A História de Todas Nós compõe a programação do Mês da Mulher. Os três temas discutidos fazem parte do objetivo da programação em trazer assuntos presentes na vida das mulheres macapaenses. “A Prefeitura de Macapá procura evidenciar no mês de março não apenas a comemoração do Dia da Mulher e a luta histórica dela, mas também as discussões atuais que compõem o cotidiano dessa cidadã”, explicou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Anne Pariz.


Deixe seu comentário


Publicidade