Cidades

Circuito Educação vai a Serra do Navio e fortalece alfabetização na idade certa

Visita ocorreu nesta segunda-feira, 10, e tratou das ações para fomentar Programa de Aprendizagem no interior do Estado.


O Circuito Educação, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), criado para acompanhar de perto as demandas de cada município, chegou ao município de Serra do Navio, nesta segunda-feira, 10. A visita teve como principal objetivo fortalecer o Programa de Aprendizagem do Amapá (Paap), ação do Colabora Amapá, e estreitar o diálogo entre as equipes gestoras das escolas, secretários municipais de Educação e prefeitura.

A primeira parada do circuito ocorreu na Escola Estadual Sete de Setembro, localizada na Comunidade do Cachaço, na entrada de Serra do Navio. A unidade de ensino compartilha seu prédio com a Escola Municipal da Colônia do Cachaço, da rede municipal, e juntas atendem a comunidade estudantil da região, totalizando 307 pessoas.

O diretor da Sete de Setembro, José Batista Filho, explicou que a escola municipal estava com a infraestrutura comprometida e passou a funcionar compartilhada com a estadual desde 2016. “Resolvemos atender a escola da Colônia do Cachaço, pois vimos que dava para dividir o espaço para as duas demandas, e deu certo”, disse. As duas escolas já utilizam o material didático do Paap na sala de aula.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, ficou satisfeita com a iniciativa da escola e feliz com a união entre Estado e município em benefício da comunidade. “A escola Sete de Setembro é o verdadeiro espírito de parceria e a prova de que juntos podemos fazer mais pela educação, onde o estudante é mais importante”, frisou a gestora.

Goreth também se reuniu com o prefeito em exercício de Serra do Navio, Elindomar Soares, e com o secretário de Educação do município, José Maria. Na ocasião, Soares reafirmou o compromisso com o Estado em fortalecer o Paap bem como estreitar a parceria para aumentar a qualidade da educação na localidade.

“Devemos nos aproximar cada vez mais com o Estado eliminando qualquer barreira que impeça de termos uma educação de qualidade. Vamos melhorar a nossa conexão e manter o espírito de colaboração”, afirmou o prefeito.

O secretário de Educação de Serra do Navio, por sua vez, relatou que “o Programa de Aprendizagem está avançando, inclusive com formação e atuação da nova câmara técnica que acompanhará de perto as ações e o monitoramento do programa nas escolas, sendo a principal ponte com a secretaria estadual de educação”.

O Circuito Educação em Serra do Navio finalizou com uma grande reunião entre os gestores escolares, prefeito e secretários de educação na Escola Estadual Doutor Hermelino Herbster Gusmão. Na oportunidade, os gestores puderam dialogar sobre as demandas de suas respectivas escolas com as autoridades. A secretária Goreth ressaltou que é preciso unir esforços e desenvolver o melhor trabalho possível, mesmo com as dificuldades existentes. “Nós precisamos acreditar na escola pública”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade